ChatGPT com dois recursos novos muito pedidos pelos utilizadores

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Os utilizadores pediram e a OpenAI está a ceder à sua vontade com uma atualização a trazer dois novos recursos ao ChatGPT. Ambas as funcionalidades centram-se no controlo de dados e privacidade e otimizam o histórico da plataforma para os utilizadores, como há muito era desejado.

Histórico de conversação e chats temporários

imagem alusiva à plataforma IA generativa ChatGPT
Novos recursos do ChatGPT reforçam a privacidade do utilizador Crédito@JonathanKemper/Unsplash

Os dois novos recursos são o histórico de conversação e chats temporários. O primeiro, tal como o nome indica, traz consigo novidades no histórico disponível na plataforma.

Anteriormente, os utilizadores que não contribuíam com dados para treinar o modelo de IA do ChatGPT não podiam aceder ao seu histórico de conversação. A partir de agora essa restrição deixa de existir, permitindo que todos os utilizadores consultem as conversas que mantiveram com esta IA generativa.

A OpenAI, por seu lado, já garantiu que as escolhas anteriores de contribuição de dados vão continuar a ser respeitadas.

O segundo novo recurso vem reforçar a privacidade dos utilizadores. A funcionalidade chat temporário permite que as conversas tidas com este modelo de IA generativa não fiquem registadas no histórico da plataforma.

Atualização disponível para formato Web

Para já, esta atualização está apenas disponível para o formato Web da plataforma de IA generativa. Mas, de acordo com informações divulgadas pela OpenAI, em breve será também disponibilizada para a aplicação móvel.

Com esta atualização, a OpenAI pretende reforçar o conceito de plataforma centrada no utilizador, dando mais controlo às pessoas sobre o seu histórico e permitindo que algumas contribuições não fiquem registadas.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt