Surface Laptop Studio 2 é o computador mais potente de sempre da Microsoft

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Microsoft realizou hoje o seu tradicional evento onde ficamos a conhecer a nova geração dos seus produtos Surface. Nesta ocasião, a gigante norte-americana apresentou um novo computador portátil, o Surface Laptop Studio 2.

Este é, segundo a própria Microsoft, o seu computador mais potente de sempre. Este modelo reúne um leque de excelentes especificações e algumas mudanças exteriores para nos entregar uma experiência ainda mais inesquecível.

Surface Laptop Studio 2 é um portátil de topo com um desempenho irrepreensível

A estética geral do Surface Laptop Studio 2 não mudou muito face àquilo que vimos no modelo original lançado em 2021. Temos a tradicional estética dos produtos Surface concebidos pela Microsoft e um ecrã que poderá mudar de posição.

O objetivo é poderes baixar o ecrã para o nível do teclado e continuar a utilizar o teu portátil para as tuas tarefas. Por outras palavras, um formato aproximado ao de um tablet, mas com todo o poder de computação presente neste equipamento.

Por falar em poder, o Surface Laptop Studio 2 vem equipado com processadores Intel Core-i7 de 13ª geração. Desta feita, a Microsoft aboliu a opção com processadores Core-i5 posicionado este modelo no segmento topo de gama e, obviamente, com um desempenho mais robusto.

Surface Laptop Studio 2

Para os utilizadores mais exigentes, o Surface Laptop Studio 2 pode ser configurado até 64 GB de RAM LPDDR5X. Já para armazenares todos os teus ficheiros e programas, poderá optar por até 2 TB de armazenamento SSD.

O Surface Laptop Studio 2 quer ser igualmente uma máquina pronta para os amantes do gaming. Para isso, conta com gráficas Nvidia GeForce RTX 4050, RTX 4060 ou RTX 2000 Ada.

Nada disto importa sem um bom ecrã e aqui a Microsoft não mexeu muito face ao modelo original. Com efeito, temos um painel PixelSense Flow Display de 14,4 polegadas com resolução 2400 x 1600 pixels e uma taxa de atualização variável de até 120 Hz.

Ao nível de portas, o Surface Laptop Studio 2 chega com uma porta USB-A, duas portas USB-C Thunderbolt 4, ranhura para cartão microSD, jack de 3,5 mm e porta Surface Connect. Conta com Bluetooth 5.3 e Wi-Fi 6E.

Surface Laptop Studio 2

Um novo touchpad para um controlo mais minucioso

Importa ainda mencionar o facto de a Microsoft ter redesenhado o touchpad presente no Surface Laptop Studio 2. Este conta agora com o Surface Precision Haptic que comporta ajustes de sensibilidade ao clique, área para clique do botão direito e um modo de toque adaptável.

No que respeita à Inteligência Artificial, o este é o primeiro computador a chegar com uma Unidade de Processamento Neural da Intel. Isto significa um melhor desempenho em tarefas de machine learning e IA.

A Microsoft quer que o seu Surface Laptop Studio 2 seja um produto mais fácil de reparar. Para isso, conta com várias partes suscetíveis de substituição como o seu ecrã, teclado, touchpad, bateria, motherboard, porta de carregamento e mais.

Para finalizar, importa dizer que o Surface Laptop Studio 2 já se encontra disponível para encomenda no site oficial da Microsoft em Portugal. Este modelo tem um preço a partir dos 2259 €, ficando disponível a partir de 3 de outubro.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.