Surface e Windows perdem este icónico líder da Microsoft

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O executivo Panos Panay trabalhava na Microsoft desde o ano de 2004. Agora, porém, o responsável máximo pelos dispositivos Surface e também do Windows, decidiu sair da empresa, deixando a gigante de Redmond sem um dos seus maiores líderes.

Panay é chefe de produto da Microsoft e membro da empresa há quase 20 anos, tomando agora o mundo de surpresa com a sua intenção de saída. O anúncio foi feito pelo próprio através da rede social X (ex Twitter), tendo já revelado a sua próxima missão.

Chefe de Produto na Microsoft é o rosto dos equipamentos Surface

Panos Panay Microsoft Surface
O executivo Panos Panay durante uma apresentação da Microsoft.

Panay foi um dos principais rostos da empresa durante os últimos anos, sendo pelo seu punho que boa parte dos computadores da linha Surface foram revelados ao mundo. Foi também Panay quem deu a conhecer os smartphones Surface Duo, entre várias outras inovações e lançamentos da tecnológica norte-americana.

Com efeito, o próprio Panos seria o responsável por apresentar os próximos lançamentos e desenvolvimentos da Microsoft no campo da Inteligência Artificial no evento já marcado para 21 de setembro. Todavia, face à sua comunicação de saída da empresa, este papel pode ser entregue na totalidade a Satya Nadella, o atual CEO da empresa.

Decisão de saída foi comunicada através do X (ex Twitter)

After 19 incredible years at Microsoft, I've decided to turn the page and write the next chapter. I’m forever grateful for my time at Microsoft and the amazing people I had the honor to make products with.

— Panos Panay (@panos_panay) 18 de setembro de 2023

O próprio CEO da Microsoft também aproveitou a ocasião para parabenizar Panay pelo seu árduo trabalho e dedicação incontestável à empresa durante as últimas décadas. O líder destacou as capacidades de gestão e liderança de pessoal de Panos Panay e toda a sua capacidade de criar pontes e boas relações.

Em simultâneo, Nadella aproveitou também para anunciar o sucessor de Panos, o novo executivo Yusuf Mehdi. Será este o novo rosto que liderará os segmentos de Windows e Surface, dois dos produtos mais importantes e mediáticos da Microsoft.

O "rosto" da Microsoft abandona a empresa volvidos quase 20 anos

Microsoft Panos Panay

O percurso de Panay chega assim ao fim, com total surpresa. Note-se que este tornou-se no rosto da Microsoft ao longo dos últimos anos, tornando-se numa das caras mais famosas e populares da tecnológica ao apresentar os seus produtos mais inovadores.

Mais que tudo, a paixão com que Panay dava a conhecer os novos equipamentos da empresa era, salvo melhor entendimento, genuína e integral. Alguém que vivia de perto e com intensidade os novos equipamentos e software criado pela empresa.

Amazon será a próxima casa de Panos Panay

But wait! If @bloomberg's reporting is accurate, @panos_panay is actually heading to @amazon to take over from Dave Limp. SUPER curious to see what products Panos would invest in over at Amazon https://t.co/Br638rS8t9

— Avi Greengart (@greengart) 18 de setembro de 2023

Ainda sem confirmação oficial, mas aponta-se já a Amazon como próximo destino do executivo. Segundo avança a agência Bloomberg, Panay liderará os segmentos Alexa e Echo (altifalantes inteligentes) da gigante das vendas online.

Por fim, o antigo líder dos segmentos Surface e Windows terá enviado uma carta aos funcionários da empresa onde especifica que a decisão de abandonar a Microsoft foi tomada pelo próprio. Porém, os motivos para tal não foram revelados até ao momento.

BREAKING: After 20 years, Panos Panay is leaving Microsoft as the company announces leadership changes.https://t.co/I38vZEOswJ

— Windows Central (@WindowsCentral) 18 de setembro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.