Raspberry Pi 5 é oficial: chegou o novo pequeno computador

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A espera acabou e o novo Raspberry Pi 5 foi oficialmente anunciado. Traz uma série de inovações e melhorias significativas. A revelação deste pequeno mas poderoso computador, marcada para o fim de outubro, tem gerado enorme expectativa na comunidade de tecnologia e entre os entusiastas do “do it yourself” (faz tu mesmo).

A nova máquina promete ser mais de duas vezes mais rápida que o seu antecessor, o Raspberry Pi 4. Introduz, pela primeira vez, um processador de silício desenhado internamente pela equipa em Cambridge, no Reino Unido.

Raspberry Pi 5
Este é o Raspberry Pi 5

O coração desta pequena maravilha é o processador BCM2712, um quad-core 64-bit Arm Cortex-A76, que opera a uma frequência de 2.4GHz. Este processador, aliado a uma GPU VideoCore VII e uma vasta gama de funcionalidades, promete uma experiência sem compromissos.

O Raspberry Pi 5 é a continuação de uma linha de produtos que tem evoluído constantemente desde o lançamento do Raspberry Pi 4 em junho de 2019. Este último, já apresentava um desempenho 40 vezes superior ao modelo original de 2012 e ganhou a preferência de educadores, entusiastas e profissionais em todo o mundo.

Com a capacidade de suportar duas saídas HDMI 4K 60fps simultâneas, inclui ainda Wi-Fi dual-band 802.11ac, Bluetooth 5.0, e Gigabit Ethernet- Adicionalmente, a introdução de um descodificador 4K 60fps HEVC e um novo Image Sensor Pipeline (ISP) elevam a experiência multimédia do equipamento.

Preços e disponibilidade do Raspberry Pi 5

Os apaixonados por tecnologia já podem pré-encomendar o Raspberry Pi 5, disponível em variantes de 4GB e 8GB. Está disponível 60 e 80 dólares, respetivamente, mais impostos. A Raspberry Pi Foundation afirma que os primeiros modelos começarão a ser enviados no final de outubro.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.