Qualcomm prestes a revelar o processador capaz de superar o M2 da Apple

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Qualcomm encontra-se atualmente a desenvolver um novo chip para o segmento de informática. Em causa está o Snapdragon 8cx Gen 4 que, ao que tudo indica, consegue colocar-se ligeiramente acima do M2 da Apple.

Tal conclusão é avançada pela publicação SemiAccurate num dos seus mais recentes relatórios. O objeto do mesmo são os novos núcleos Oryon desenvolvidos pela empresa norte-americana que farão a sua estreia no próximo processador Snapdragon para computadores.

Snapdragon 8cx Gen 4 será melhor que o M2

Após vários meses de desenvolvimento dos núcleos Oryon e dos diversos contratempos encontrados no processo, tudo indica que a Qualcomm terá alcançado a fórmula desejada. E os primeiros resultados obtidos revelam um desempenho acima do rival da Apple.

Snapdragon 8cx Gen 4

A superioridade do Snapdragon 8cx Gen 4 face ao M2 é ligeira, segundo o relatório em causa. Ainda assim, é uma factualidade que poderá ser aproveitada pela Qualcomm no momento de apresentação deste componente e que a empresa não deverá ignorar.

Contudo, não sabemos qual a versão do Snapdragon 8cx Gen 4 capaz de alcançar esta superioridade. Note-se que os rumores apontam para o desenvolvimento de três variantes, com diferentes contagens de núcleos.

Existe a probabilidade de a superioridade do Snapdragon 8cx Gen 4 face ao M2 ser observada em apenas uma das suas configurações. Com efeito, importa sublinhar que a configuração máxima do processador da Qualcomm chegará com 12 núcleos CPU, ao passo que o M2 apresenta 8 núcleos.

A ser isto verdade, o Snapdragon 8cx Gen 4 poderá ser ultrapassado pelo M2 Pro simplesmente pelo facto de ter uma contagem superior de núcleos CPU. Todavia, ainda não podemos avaliar essa tese pelo facto de não dispormos de valores concretos que nos permitam fazer uma comparação.

Superioridade do Snapdragon 8cx Gen 4 poderá ser rapidamente ofuscada

O problema com o vindouro Snapdragon 8cx Gen 4 poderá ser o seu calendário de apresentação. As dificuldades sentidas no seu desenvolvimento ditam um calendário incerto, embora a Snapdragon Summit aconteça no final de outubro.

Mesmo que a Qualcomm desvende este processador nesse certame, o mesmo poderá ser rapidamente ofuscado pelo M3 da Apple. Espera-se que a última apresente o seu novo chip nas próximas semanas, possivelmente também em outubro.

Quando o M3 for desvendado, é expectável que este se superiorize ao Snapdragon 8cx Gen 4. Algo que será uma desilusão para a Qualcomm e que a colocará uma vez mais um passo atrás da sua rival e compatriota.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.