Lenovo apresenta novos portáteis ThinkPad com reparação DIY

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

No Mobile World Congress, a Lenovo não se limitou a mostrar o seu conceito incrível de portátil transparente. A marca apresentou também novos modelos na sua série ThinkPad T que trazem consigo uma novidade muito bem-vinda: reparação DIY.

A novidade resulta da colaboração da Lenovo com o iFixit e permite que os utilizadores substituam, eles próprios, vários dos componentes alojados no interior dos portáteis ThinkPad T14 Gen 5 e ThinkPad T16 Gen 3.

imagem do interior dos portáteis Lenovo e caixa de reparação
Crédito@BrunoCoelho/4gnews

De acordo com as informações divulgadas, será possível substituir memória RAM, bateria e unidades SSD. Para facilitar a tarefa de substituição e reparação, estes componentes têm menos parafusos e estão claramente marcados para não haver enganos.

imagem do processo de reparação com códigos QR da Lenovo
Crédito@BrunoCoelho/4gnews

Mais: a Lenovo acrescentou também códigos QR, no interior dos portáteis, junto aos componentes substituíveis, que dão acesso a vídeos com instruções para os utilizadores procederem à reparação.

Outras especificações dos novos portáteis Lenovo ThinkPad T

imagem dos portáteis Lenovo ThinkPad T14 e T16
Crédito@BrunoCoelho/4gnews

A lista de atributos dos dois novos portáteis começa com o facto de ambos estarem equipados com a barra de comunicação da Lenovo que estende a moldura superior para alojar a câmara e os microfones, além de contarem com a tecla física Microsoft Copilot, anunciada na edição deste ano do CES.

Estes modelos estão equipados com processadores Intel Core Ultra. Saliente-se, no entanto, que o ThinkPad T14 Gen 5 tem uma opção alimentada por AMD Ryzen 8040. Este portátil conta com 64 GB de memória RAM e um ecrã de 14 polegadas, sendo que o painel OLED com taxa de atualização de 120 Hz é opcional. Destaque também para mais duas novidades igualmente opcionais: Wi-Fi7 e comunicações 5G/LTE.

imagem do Lenovo ThinkPad T16
Crédito@BrunoCoelho/4gnews

Já o ThinkPad T16 Gen 3 está disponível em várias configurações com de até 64 GB de memória RAM e de até 2 TB de armazenamento interno. O ecrã OLED de 16 polegadas fornece a desejável resolução 4K.

O modelo T16 terá duas baterias em opção com 52,5 Wh ou 86 Wh e conectividade 5G, eSIM e Wi-Fi, tudo arrumadinho num chassis com 1,63 quilos.

De acordo com informações divulgadas, o Lenovo ThinkPad T16 Gen 3 vai chegar ao mercado europeu em maio com um preço de 1.370 euros. Quanto ao ThinkPad T14 Gen 5 sabe-se que vai chegar mais tarde, com preço europeu ainda a anunciar.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt