Adeus, Surface Duo! Microsoft acaba com suporte oficial ao equipamento

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Três anos após o seu lançamento, o Surface Duo não vai ter mais atualizações de software.

O anúncio foi feito pela própria empresa que, desde o início de “vida” deste equipamento, afirmou que ao fim de três anos acabaria com o suporte oficial ao dispositivo.

Microsoft Surface Duo de segunda geração terá atualizações por mais um ano

Imagem do Microsoft Surface Duo
O Microsoft Surface Duo surgiu, pela primeira vez, no mercado há três anos Crédito@Microsoft

A Microsoft acaba de anunciar que não vai lançar mais atualizações para o Surface Duo. Com três anos passados sob o seu lançamento, o peculiar dobrável da empresa não vai contar com mais suporte oficial por parte da marca.

Por sua vez o seu sucessor, Surface Duo de segunda geração, terá direito a mais um ano de atualizações. Mas a 21 de outubro de 2024, a Microsoft vai também anunciar o seu fim de vida.

A notícia do fim de atualizações ao primeiro Surface Duo não é propriamente surpreendente, uma vez que desde o seu lançamento que a Microsoft tinha avançado que o modelo teria três anos de suporte oficial no software. E, pelo anúncio feito, a empresa está a cumprir com o prometido.

Android 12L foi o último sistema operativo lançado para o Surface Duo

Recorde-se que o Android 12L foi o último sistema operativo lançado para o Surface Duo que, ao longo da sua existência, recebeu apenas duas grandes atualizações. Tendo em conta que, habitualmente, os equipamentos Android recebem três grandes atualizações da maior parte das marcas, a Microsoft terá “saltado” uma.

Para já, os utilizadores do Surface Duo vão conseguir continuar a utilizar o equipamento sem problemas, uma vez que as aplicações vão funcionar normalmente. Mas sem os patches de segurança oficiais, devem ser bastante cautelosos.

Por outro lado, existem já versões do sistema operativo Android 13 que podem ser instaladas no Surface Duo. Mas saliente-se que estas não são oficiais e que, por essa razão, devem ser tomadas algumas precauções.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt