Tens saudades das Nintendo 64? Versão 4K chega em 2024

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Os amantes de consolas retro ficarão empolgados ao saber que a Nintendo 64 está prestes a regressar ao mercado. Será pela mão da Analogue que esta mítica consola regressará ao mercado com a arrojada promessa de saída de imagem em 4K.

Esta reinvenção da consola ficará conhecida como Analogue 3D. Os detalhes sobre as mesma ainda são escassos, mas fica a promessa, por parte da empresa americana, de a colocar no mercado durante 2024.

Analogue 3D reinventará a mítica Nintendo 64

O anúncio do lançamento da Analogue 3D chega mais como um teaser para aquilo que a empresa norte-americana está a preparar. Isto porque continuamos sem saber vários detalhes que envolvem deste "regresso" da Nintendo 64 ao mercado.

Analogue 3D
Vislumbre da Analogue 3D

A Analogue revela que a sua nova consola oferecerá "compatibilidade a 100%" para os cartuchos da Nintendo 64 em todas as regiões onde será lançada, nomeadamente na Europa. Isto indica que poderás reutilizar os cartuchos que tens aí por casa ou na garagem.

Além disso, oferecerá os modos de exibição originais com "recriações de qualidade de referência de modelos específicos de CRTs e PVMs". A empresa garante ainda o suporte para Bluetooth e a presença de quatro portas para comandos.

Um pormenor bastante intrigante é a promessa de saída de imagem a 4K. Mais ainda quando a Analogue promete o suporte integral para os cartuchos originalmente concebidos para a Nintendo 64.

Infelizmente, a Analogue ainda não divulgou imagens do hardware que colocará no mercado algures no próximo ano: O que temos é um vislumbre da consola, bem como do comando 8BitDo que a acompanhará.

Comando 8BitDo
Vislumbre do comando 8BitDo

Ainda que com muitos detalhes por descobrir, a promessa de trazer a Nintendo 64 novamente para o mercado deixa os fãs de jogos retro em pulgas. E se há alguém que o consegue fazer com qualidade é a Analogue.

Esta empresa já mostrou a sua fibra com o desenvolvimento de versões modernas da NES, SNES e Sega Genesis. Em todos os casos, ela cumpriu com a promessa de suporte aos cartuchos originais e a sua compatibilidade com as televisões atuais.

Contudo, recriar a Nintendo 64 não é tarefa fácil, mesmo para a empresa responsável pelo seu desenvolvimento. O problema reside na dificuldade de emulação, contudo, a Analogue afirma que a tecnologia FPGA permitirá que ela funcione como se tivesse o hardware original.

Aguardamos agora pela divulgação de mais detalhes sobre a Analogue 3D, como o seu hardware, preço e data de lançamento. Está prometido que esses dados serão divulgados em breve.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.