Sony e Honda surpreendem com carro controlado pelo comando da PS5

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A tecnologia encontra a velocidade na mais recente versão do protótipo de carro elétrico da Sony e Honda: o Sony Honda Mobility Afeela. Apresentado na CES 2024 em Las Vegas, este protótipo, quase pronto para produção, mostra que a parceria entre as duas gigantes japonesas está prestes tornar-se realidade.

O coração do SHM Afeela é a plataforma operativa Snapdragon Digital Chassis da Qualcomm Technologies. A grande novidade é a integração de uma plataforma de jogos online da Epic Games e a possibilidade de conduzir o veículo com o comando DualSense da PlayStation 5. A demonstração foi feita em palco, como podes conferir abaixo.

Sony’s new AFEELA car from Honda can be driven with a PS5 controller. pic.twitter.com/tkf6rqLvLd

— DiscussingFilm (@DiscussingFilm) 9 de janeiro de 2024

Sony Honda Afeela tem condução autónoma de nível 3

Não só de diversão vive o Afeela. Com condução autónoma de nível 3 e assistência ao motorista de nível 2+ em diversas situações, incluindo a condução urbana, a segurança é prioridade. O veículo também incorpora 45 câmaras e sensores, ao fundir dados para um pacote de assistência de segurança avançado.

O Afeela é um sedan espaçoso que respira sofisticação. Tem linhas fluidas, uma pintura em dois tons e um conjunto ótico full LED inteligente. A aerodinâmica, como seria de esperar, também é levada a sério. Conta com rodas projetadas especificamente para este fim.

afeela

Por dentro, o SHM Afeela impressiona ainda mais. Tem dois grandes ecrãs no painel, um para o cluster e outro para o infoentretenimento. Além disso, tem também os os ecrãs adicionais para as câmaras retrovisoras, que criam um ambiente onde tecnologia e conforto se unem. O volante, com design de manche, adiciona um toque futurista.

Previsão de entregas só para 2026

A pré-venda do SHM Afeela está programada para o primeiro semestre de 2025, com vendas a poder iniciar-se até ao final do ano e entregas previstas para a primavera de 2026 na América do Norte. A Sony Honda Mobility quer que esta seja uma experiência inovadora sobre rodas.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.