Nvidia usa Quake II para demonstrar a 'magia' de uma gráfica RTX

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A verdade é que a Nvidia encheu-nos de promessas aquando do lançamento das suas gráficas topo de gama. As RTX foram anunciadas como um vento de mudança, mas sempre andaram entre o desapontante e o moderadamente impressionante.

A empresa aproveitou a GTC 2019 para mostrar quão poderosa uma RTX com Ray Tracing bem implementado pode ser. Com o Quake II RTX, a Nvidia deu uma nova vida ao jogo. Para termos uma noção, estamos a falar de um título com 22 anos de existência.

Depois da magia do direto, a Nvidia inventou a magia do Ray Tracing. A equipa de desenvolvedores da empresa pegou no jogo e poliu a coisa a outro nível. A verdade é que não vemos qualquer tipo de grão e tanto a luz como a iluminação global estão a um nível espantoso.

O desenvolvimento é um nível acima do que Christoph Schied tinha feito em 2016. O estudante de doutoramento usou o chamado Path Tracing. Contudo, o ruído era por demais evidente nessa técnica. Daí que Schied colabore agora de novo com a Nvidia para este belo trabalho de engenharia.

Contudo, isto apenas é possível porque a ID Software deixou a porta do Quake II aberta em 2001. Ou seja, desenvolvedores podem modificar o código fonte sem se preocuparem com questões como licenciamento. E os resultados obtidos são simplesmente fantásticos.

Quake II foi lançado em 1997

Toda esta transformação é incrível, tendo em conta que o jogo foi lançado em 1997. Aliás, parece que estamos a ver todo um novo título. Será esta uma boa razão para comprar uma gráfica RTX no futuro? Com algumas funcionalidades do Ray Tracing a chegarem aos modelos Pascal e Turing, fica difícil saber.

Editores 4gnews recomendam:

  • Nvidia anuncia Ray Tracing nas GeForce 10 e GeForce 16
  • Nvidia lança o seu Raspberry Pi: O Jetson Nano já está disponível
  • Google Maps capta queda aparatosa de homem escadas abaixo

Via

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.