Modder transforma comando raro em PlayStation portátil

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O modder japonês Hairo Satoh, também conhecido como "Gameboy Doctor", trouxe a nostalgia à tona ao transformar um comando raro de PS1 de 2001 numa consola PlayStation portátil totalmente funcional.

Este 'artesão' é aclamado pelos seus mods de Game Boy que conquistaram o coração dos entusiastas de jogos retro nas redes sociais. E agora voltou a surpreender.

A criatividade de Satoh ganhou vida quando escolheu o comando Takara's Roulette, um acessório lançado em 2001. À data, foi lançado em conjunto com o título PS1, Game of Life.

ps1

Takara's Roulette foi o ponto de partida

A vida desta consola portátil espelha-se através de um pequeno ecrã LCD, colocado no centro do 'spinner' do comando. Mas Satoh colocou ainda uma entrada para cartões SD, gatilhos traseiros L&R, um botão de volume, altifalantes estéreo e uma porta USB-C para carregamento.

Um vídeo partilhado no Instagram mostra a consola portátil em ação, com clássicos como Mega Man 8, Resident Evil Survivor e The Contra Adventure. Esta publicação teve mais de 28 mil likes, com seguidores a questionarem se Satoh estaria disposto a vender a sua criação. Alguns até sugeriram a ideia de uma versão PS2, embora não se saiba se existem planos para tal.

A receção, contudo, não foi unânime em elogios. Alguns utilizadores apontam os gatilhos como um possível ponto de melhoria. Isto porque podem existir dificuldades em manusear o gatilho R e um botão frontal simultaneamente. E se és atento à cena gaming, sabes que Satoh não está sozinho na sua missão de reviver clássicos.

Têm sido várias as fabricantes a lançar consolas portáteis exclusivamente dedicadas a emulação, da mais retro à mais recente. É cada vez mais simples para os fãs de muitos títulos clássicos jogar, em movimento, jogos icónicos de muitas das consolas lançadas nos anos 80 e 90.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.