3 documentários grátis para ver nos 50 anos do 25 de Abril

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Esta quinta-feira fica marcada pela celebração dos 50 anos do 25 de abril, também conhecida como Revolução dos Cravos. Para marcar esta data simbólica, muitos conteúdos têm sido feitos sobre o próprio dia da Revolução, mas também sobre os tempos que a antecederam ou sucederam.

Neste artigo reunimos três documentários sobre o período do Estado Novo, mas também sobre os dias da Revolução dos Cravos em si. Podes vê-los todos de forma totalmente gratuita na plataforma RTP Play ou YouTube

Deus, Pátria, Autoridade

O primeiro documentário desta lista chama-se “Deus, Pátria, Autoridade” e é da autoria do cineasta português Rui Simões. Este retrata, na sua plenitude, o regime ditatorial de Salazar, conhecido como Estado Novo.

“O filme procura de forma didática mostrar os alicerces do regime fascista durante os 48 anos da sua existência até ao 25 de Abril de 1974”. Para tal, apoia-se no célebre discurso de Salazar feito em 1936. Terás todo o contexto histórico do antes, durante e até à libertação de abril. Está disponível gratuitamente na RTP Play.

Pide Leninha

Neste documentário podes conhecer a história de Madalena das Dores Oliveira. Foi a primeira mulher a chegar a Chefe de Brigada da PIDE e distinguiu-se pela forma desumana como atuava.

O documentário conta com o testemunho de cinco ex-presas políticas e está disponível gratuitamente na RTP Play.

Portugal 74-75

Este documentário de Joaquim Furtado, José Solano de Almeida, Cesário Borga, Isabel Silva Costa retrata não só a revolução de abril, mas também os acontecimentos posteriores. Durante esses anos, discutiam-se aquelas que poderiam ser as ideologias que melhor defenderiam os interesses dos portugueses.

Este documentário está disponível de forma totalmente gratuita no YouTube

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.