Inteligência artificial generativa vai mudar a forma como trabalhamos?

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Salesforce acaba de lançar o estudo “Generative AI Snapshot Research Series”. Este foi construído com base num inquérito a mais de 4 mil profissionais de escritório, que trabalham a tempo inteiro.

O estudo revela que, embora 54% dos inquiridos acredite que a IA Generativa irá ajudar no desenvolvimento das suas carreiras, 62% diz que não têm as competências necessárias para usar a tecnologia de forma eficaz e segura.

Estes dados surgem após uma anterior pesquisa feita pela Salesforce revelar que apenas 1 em cada 10 trabalhadores globais possuir as competências gerais de IA mais procuradas. Essa mesma pesquisa revela que a vontade de aprender e ter oportunidades de qualificação dos profissionais nem sempre é acompanhada pelos empregadores.

Entrevistados acreditam que a IA generativa pode mudar a forma como trabalham

Os entrevistados acreditam que a IA Generativa vai transformar o seu papel. Desta forma, 62% dos trabalhadores de escritório diz que a IA Generativa irá exigir um novo conjunto de competências no trabalho. No entanto, 56% afirma que a tecnologia vai transformar completamente o seu papel.

Por larga maioria, 65% acredita que a IA Generativa permitirá que se concentrem num trabalho mais estratégico. Além disso, acreditam que a IA Generativa lhes irá poupar cinco horas por semana, equivalente a um mês por ano.

Ainda assim, 62% dos trabalhadores diz que não têm as competências para usar a IA Generativa de forma eficaz e segura. Por conseguinte, 70% dos líderes de negócios não acredita que as suas equipas tenham as competências para usar a IA Generativa de forma eficaz e segura.

É referido que dois em cada três trabalhadores (67%) espera que o seu empregador ofereça oportunidades para aprender a usar IA Generativa. No entanto, 66% afirmam que o seu empregador não oferece formação nessa tecnologia.

“A IA Generativa apresenta grandes oportunidades para empresas e trabalhadores", diz Ann Weeby da Salesforce

“A IA Generativa apresenta grandes oportunidades para empresas e trabalhadores. No entanto, à medida que a IA se torna mais comum no local de trabalho, a lacuna de competências continuará a aumentar”, explica Ann Weeby, SVP da Trailhead, Salesforce.

De realçar que a Salesforce conduziu esta pesquisa de IA Generativa em parceria com a YouGov, entre 18 e 25 de maio de 2023. Os dados acima refletem as respostas de 4 135 trabalhadores de conhecimento em tempo integral em vendas, serviços, marketing e comércio. Estes representam empresas de diversos tamanhos e setores nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.