IEFP aprova mais de 1000 candidaturas para o cheque de formação digital

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Ao que tudo indica, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) autorizou que fossem feitas cerca de 1000 candidaturas ao cheque de formação digital. As candidaturas em questão representam um investimento a rondar os 712 mil euros.

A informação foi dada ao ECO, por parte de fonte oficial. De acordo com a mesma fonte de informação, as candidaturas aprovadas representam menos de metade das que foram submetidas.

Como refere o IEFP, “já recebemos mais de 2.500 candidaturas ao cheque de formação digital. Deste total de candidaturas submetidas, neste momento, estão aprovadas 1.085, o que corresponde a um valor de 712 mil euros“.

Afinal, o que é o cheque digital?

iefp BOLSA
Imagem Ilustrativa (via Copilot AI)

Recorde-se que o cheque de formação digital foi anunciado, em 2023, pelo secretário de Estado do Trabalho. Posto isto, em que consiste o cheque ao certo? Supostamente, este serve para apoiar o “desenvolvimento de competências e qualificações no domínio digital dos trabalhadores” (via ECO).

Nesse sentido, é dado um incentivo de 750 euros aos trabalhadores que tenham o objetivo de fazer formações profissionais. Entre as áreas contempladas, cibersegurança, marketing digital e tratamento de dados são alguns dos exemplos.

As candidaturas para o cheque digital já arrancaram há mais de meio ano. Desde o dia 8 de setembro, já cerca de 2.500 pessoas se candidataram. De acordo com a mesma fonte, a medida estará disponível até 30 de setembro de 2025. O objetivo é conseguir ajudar cerca de 25.000 portugueses, na sua formação profissional.

De qualquer forma, alguns candidatos têm-se mostrado relutantes. Como explica o ECO, há quem opte por não seguir com a candidatura, já que precisam de garantir o pagamento das ações. Depois disso é que são reembolsados pelo IEFP.

Nesse sentido, o Instituto do Emprego e Formação Profissional passa uma mensagem de tranquilidade aos candidatos. O IEFP refere que é possível fazer a candidatura a uma ação de formação ainda por iniciar e prosseguir só quando a entidade disser que “sim”.

O “sim” em questão tem de ser dado até 30 dias depois da candidatura.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.