GTA V pode estar a caminho do Android e Nintendo Switch

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O famoso Grand Theft Auto V pode estar a caminho do Android e da Nintendo Switch. Esta possibilidade surgiu após uma fuga inesperada do código-fonte do jogo, que já está a circular por 'mãos alheias'.

Em dezembro de 2023, hackers divulgaram o código-fonte completo do GTA V. A revelação segue-se a um incidente similar com o código do GTA VI. Nesse caso, ocorreu em setembro de 2022.

A group of modders are trying to port GTA 5 to the Nintendo Switch, Linux, and Android thanks to the source code leak from December pic.twitter.com/6Ij2c1ENcp

— GTA Focal (@GTAFocal) 28 de março de 2024

O código foi inicialmente vendido por uma soma considerável. Estima-se que de 50 000 dólares. Agora serve de base para que programadores independentes explorem a possibilidade de trazer o jogo para plataformas como Android, Linux e Nintendo Switch, como revela o GTA Focal.

Jogabilidade nestes sistemas ainda não é uma realidade

Apesar do entusiasmo, os esforços para adaptar o GTA V a estas novas plataformas continuam numa fase inicial. Por enquanto, o jogo apenas consegue carregar nestes sistemas, sendo necessário muito trabalho para que a jogabilidade propriamente dita seja uma realidade.

A expectativa é que ainda demore algum tempo até que uma versão jogável do GTA V esteja disponível nestas plataformas não autorizadas. Até porque será seguramente necessário que o hardware acompanhe.

A fuga deste código-fonte traz preocupações significativas para a Rockstar Games. A empresa por trás do GTA poderá ter de lidar com vários problemas inerentes a esta fuga

Além do risco de surgirem jogos de imitação, existem potenciais explorações de segurança e batalhas legais relacionadas com a violação de direitos de autor.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.