Google vai simplificar transferência de eSIM entre smartphones Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A transferência de eSIM ainda é um pouco confusa no segmento Android, mas a Google está decidida a mudar isso. Para tal, está a implementar mecanismos nativos no Android que visam simplificar a transferência desses dados.

Esta simplificação de processos foi anunciada pela Google no início do ano e agora temos os primeiros pormenores sobre o mesmo. E pelo que já se conhece, tudo será tão simples como a leitura de códigos QR.

Google traz ao Android uma ferramenta para transferência de eSIM entre smartphones

As primeiras imagens desta função, a chegar em breve ao Android, foram descobertas nos Play Services. Esta é a primeira visão a um processo que visa descomplicar o processo de transferência destes dados aos utilizadores do sistema operativo da Google.

Android eSIM
Créditos: 9to5 Google

O utilizador deverá iniciar o processo de transferência de eSIM no seu smartphone atual. Posteriormente, deve ler o código QR disponível no seu novo equipamento para que todos os dados sejam transferidos corretamente.

Graças a esta ferramenta, os utilizadores poderão transferir o seu cartão virtual entre smartphones de forma cómoda e descomplicada. Não mais necessitarão de recorrer ao seu operador para esta tarefa essencial para quem adquiriu um smartphone novo.

Atualmente, o Android carece de uma ferramenta própria para o processo de transferência de eSIM. Isso significa que os utilizadores têm de contactar a sua operadora para o fazer, algo que nem sempre é assim tão simples como o mecanismo desenvolvido pela Google.

Com esta novidade, o Android aproxima-se um pouco mais do iOS neste quesito. O sistema operativo da Apple já possui uma ferramenta própria que permite a transferência de eSIM sem fios entre dois smartphones.

Importa sublinhar que esta funcionalidade ainda não está disponível para todos os utilizadores. Aliás, a Google ainda não definiu um calendário para a sua disponibilização ao público, mas esperamos que isso aconteça brevemente.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.