Google Pixel 8a surge na Internet mesmo antes dos Pixel 8

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A escassos dias da apresentação oficial da nova geração de smartphones Google Pixel 8 - a 4 de outubro - temos agora uma fuga de informação que nos dá a conhecer os possíveis Pixel 8a. As imagens são avançadas por uma fonte de relativa confiança e podem retratar o próximo smartphone qualidade / preço da gigante norte-americana.

Muito em breve ficaremos a conhecer, oficialmente, os sucessores dos Pixel 7 e Pixel 7 Pro, bem como a segunda geração do smartwatch Pixel Watch. Entretanto, já sabemos que entre as melhorias para o relógio e para os smartphones estará a velocidade de carregamento, entre outras novidades.

Geração Google Pixel 8 chega no próximo dia 4 de outubro

Google Pixel 8 4gnews

Em todo o caso, a fuga de informação agora em apreço é totalmente inusitada. Isto porque atualmente estamos a preparar-nos para conhecer a próxima geração de gama alta e não propriamente os modelos da linha "A" da Google. Pois bem, este pode ser o aspeto oficial dos próximos Google Pixel 8a, aqui visível em azul-claro.

Em seguida podemos observar um conjunto de imagens divulgadas pelo leaker @yabhishekhd no Twitter/X. Ao que tudo indica, este é o primeiro olhar ao Google Pixel 8a, ainda que na minha opinião este possa ser um dos protótipos testados para a gama principal.

Em todo o caso, é possível apontar um smartphone com duas câmaras num recorte em forma de pílula ou comprimido. Aliás, com todo o dispositivo a apresentar um tom de azul semelhante ao que temos visto nas fugas de informação do Pixel 8 Pro.

Será este o próximo Google Pixel 8a?

Google Pixel 8A codename AkitaTensor G3#Google #Pixel8 #Pixel8a pic.twitter.com/KMihyGk9ex

— Abhishek Yadav (@yabhishekhd) 21 de setembro de 2023

As novidades foram avançadas também pela publicação AndroidPolice, analisando alguns dos elementos presentes no telefone. É possível que, à boa maneira da Google, este seja mais um segredo que a empresa foi incapaz de guardar, para já não sabemos.

Google Pixel 8a
Imagens reais atribuídas ao possível smartphone Google Pixel 8a.

As imagens mostram-nos um smartphone que conjuga elementos de design dos Pixel 7a, bem como dos modelos da gama Pixel 8, notoriamente mais arredondados.

Temos também o tom de azul que ficamos a conhecer em primeiro lugar nos Pixel 7a. Isto bem como a ilha das câmaras fotográficas com a cor a condizer com a carcaça.

Em todo o caso, as esquinas, os cantos do smartphone Android estão ainda mais arredondados, mostrando-se aqui mais similares à estética dos Pixel 8 a chegar em breve.

Estreia apontada para meados de 2024

Google Pixel 8a pic.twitter.com/nQMrucz5qv

— Abhishek Yadav (@yabhishekhd) 21 de setembro de 2023

O smartphone em apreço deve integrar o processador Tensor G3, fabricado pela Samsung. Para este chip podemos esperar 9 núcleos de processamento, com uma frequência máxima de 2,91 GHz, segundo os primeiros testes de benchmark.

Em todo o caso, para os mais exigentes estes números ficam algo aquém do esperado. Ora, que pode traduzir-se numa real perda de desempenho single-core e multi-core. Para já, contudo, estamos apenas a analisar dados obtidos em plataformas de benchmark.

"Akita" será o nome de código para o smartphone Google Pixel 8a

Google Pixel Tensor G3
Teste de benchmark atribuído ao Pixel 8a.

Em suma, para já é algo cedo para tirarmos ilações definitivas quanto aos Pixel 8a. As atenções da marca estão concentradas no lançamento da nova geração de gama alta e, como tal, esta fuga de informação não deve ser tida como oficial ou definitiva.

Dito isto, contamos com a apresentação dos Pixel 8a como nova opção qualidade / preço a ser revelada em maio de 2024 durante a próxima Google I/O 2024.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.