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Engwe P275 Pro review: bicicleta elétrica de cidade com excelente autonomia

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 8 min.

Engwe P275 Pro

Engwe P275 Pro
★★★★☆4.5Muito Bom

A Engwe P275 é uma bicicleta elétrica com uma autonomia excelente, bem construída e com um design apelativo. O motor de 250 W é inaudível e o sensor de torque fornece uma condução suave. O ecrã tem boa definição, a iluminação frontal é de qualidade e o facto de a bateria ser removível é ótimo para transporte.

Deves ter em conta que não tem a melhor iluminação traseira e não é ideal para quem enfrenta muitas subidas íngremes.

Prós
  • Autonomia é excelente

  • Boa construção, acabamentos e design apelativo

  • Ecrã apresenta boa visibilidade ao sol

  • Boa iluminação frontal

  • Bateria é removível e fica bloqueada com chave

Contras
  • Não é ideal para quem enfrenta subidas íngremes

  • Iluminação traseira podia ser melhor

As bicicletas elétricas são cada vez mais uma opção para os consumidores portugueses, num país com muitos altos e baixos onde uma ‘ajudinha’ ao pedal faz todo o sentido. Para quem faz longas distâncias e anda em cidade, a Engwe acaba de lançar uma nova opção no mercado.

Chama-se Engwe P275 Pro e estivemos a testá-la ao longo das duas últimas semanas. Neste artigo mostramos-te todas as características e potencialidades da mesma, bem como a nossa opinião sobre esta.

Principais características da Engwe P275 Pro

  • Ecrã: LCD Bafang C244 com certificação IP65
  • Sensor de torque: Sim
  • Torque: 65 Nm
  • Motor: Bafang de 250 W
  • Bateria: 19,2 Ah com células Samsung
  • Autonomia: até 260 km
  • Carregamento: até 8 horas
  • Sistema de travagem: hidráulico
  • Velocidades: automáticas de 3 níveis
  • Iluminação: frontal e traseira
  • Selim: Selle Royal com air-lifting
  • Peso: 27,6 kg
  • Na caixa: bicicleta, pedais, luz traseira e frontal, ecrã, guarda-lamas, carregador e manual de instruções
Engwe P275 Pro

Engwe P275 Pro com 300 € de desconto

Unboxing e montagem

Vais encontrar na caixa tudo o que precisas para fazer a montagem da bicicleta. Para acelerar o processo podes usar uma aparafusadora elétrica. Mas todas as ferramentas que precisas chegam incluídas para montar o que não vem previamente montado.

Falo da roda frontal, guiador, pedais, guarda-lamas, descanso, selim, ecrã, campainha e iluminação traseira. Mesmo para alguém com pouca experiência, esta é uma montagem possível e acessível, que pode demorar entre uma hora a uma hora e meia sem grandes pressas.

É aconselhado que faças um carregamento completo da bateria antes de usar a bicicleta pela primeira vez. Esta já vem com alguma carga, pelo que demorará apenas algumas horas a carregar e está pronta a usar.

Engwe P275 Pro

Autonomia para muitos quilómetros

De forma menos usual, começo esta análise pela bateria, já que esta é o grande destaque da Engwe P275 Pro. Isto porque a marca afirma que pode proporcionar uma autonomia de até 260 km no modo ECO em linha reta.

Como serão raros os utilizadores a andar nessas condições, vamos falar dos números reais que não deixam de ser muito bons. Pela minha utilização nestas semanas, maioritariamente em terreno plano, mas com algumas subidas e descidas e praticamente sempre no modo máximo (Boost), esta é uma bicicleta para chegar aos 150 km de autonomia.

Isto são números excelentes e bem acima da média. É claro que cada utilizador terá o seu percurso. Mas posso desde já dizer que se autonomia de bateria é o que procuras, esta é uma bicicleta que pode facilmente fornecer 'sumo' para uma semana para quem faz longos percursos diários.

Engwe P275 Pro

É claro que isso faz com que o carregamento seja mais longo, por ter uma bateria maior. Neste caso podes esperar um carregamento até 8 horas. Como a bateria é removível com chave, podes facilmente guardá-la na garagem e levar a bateria para casa e carregar. Ou mesmo tirá-la por segurança se estacionares a bicicleta na rua.

Construção e design de topo

A Engwe P275 Pro, até pelo seu preço base de 2199 € (preço de lançamento de 1899 €), é uma bicicleta elétrica muito bem construída. Tem um design minimalista, pelo menos nesta cor preta, que casa bem com a cidade e onde a bateria está embutida na parte traseira do quadro, sendo removível.

Nota-se um cuidado redobrado nos acabamentos, dando aquela sensação de bicicleta de qualidade que outros modelos mais acessíveis não possuem. E o facto de a marca escolher, nesta versão, correia de distribuição ao invés de corrente dá-te menos dores de cabeça na manutenção e perspetivas de maior durabilidade.

Engwe P275 Pro

Os pneus estão entre o fino e o gordo e diria que são uma boa opção para trajeto citadino, maioritariamente feito em estrada ou ciclovia. Se pretendes andar em terra batida, esta não é a opção ideal, até porque não possui suspensão dianteira ou traseira. Têm uma barra refletora, que melhora a tua visibilidade noturna.

Um pormenor a ter em conta face a outras opções citadinas, é que esta é uma bicicleta pesada. O peso é de 27,6 kg, pelo que não é ideal para andares a subir e a descer escadas se a quiseres levar num transporte público entre trajetos. É, sim, ideal para levar da tua garagem até outro sítio onde a estaciones.

Os 250 W sentem-se nas subidas mais íngremes

Esta bicicleta elétrica conta com um motor central da Bafang M200 com 250 W com três velocidades que funcionam de forma automática. Isto significa que se pedalares mais rápido, esta coloca as velocidades maiores, diminuindo as velocidades se sentir que precisas de mais assistência.

Engwe P275 Pro

O resultado é uma potência suficiente para quem faça trajetos sem grandes declives. Porque se tiveres de enfrentar subidas mais íngremes, terás de considerar outras opções, pois os 250 W associados ao peso desta P275 Pro sentem-se. E eu sou um utilizador de 60 kg.

Algo muito positivo é o facto de o motor ser bastante silencioso. Simplesmente é como se não estivesse lá. O facto de termos sensor de torque de 65 Nm faz com que a assistência elétrica entre em ação de forma bastante suave.

Ao contrário de outros modelos mais baratos em que se nota algum atraso ou solavancos no arranque, na P275 Pro a assistência elétrica funciona de forma excelente. É das poucas bicicletas que já testei em que consigo arrancar só com uma mão no guiador e mesmo assim sentir total segurança.

Engwe P275 Pro

Travagem segura e assistência até 25 km/h

Temos um sistema com travões hidráulicos, que proporciona uma experiência de travagem de qualidade. Sentimos que é uma bicicleta em que se pode confiar na hora da travagem, mesmo que tenhas de travar de emergência.

No campo da condução, podes contar com quatro modos que vão do 'Eco' ao 'Boost' e que te dão velocidades até aos 25 km/h permitidos por lei. Podes exceder esta velocidade em descidas, mas com assistência essa é a velocidade máxima. Não há, neste modelo, desbloqueios ou aceleradores.

O selim é da Selle Royal e possui air-lifting. É relativamente confortável, mas como a maioria dos selins, para longas distâncias não ficas a perder se comprares uma capa com espuma de memória que aumente o conforto. O air-lifting permite que, com o auxílio de um gatilho, o possas baixar ou levantar facilmente.

Engwe P275 Pro

A iluminação frontal da P275 Pro é embutida e podes ligá-la e desligar num dos botões ao lado do ecrã. Esta faz com que possas ver e ser visto com conveniência à noite. A luz traseira, pela sua pequenez deixa um pouco a desejar. Esta tem de ser ligada e desligada manualmente e funciona a pilha.

De realçar a presença de um porta-bagagens, onde podes colocar uma cesta ou uma mochila. Este é bastante robusto e fácil de montar. O mesmo se pode dizer dos guarda-lamas, de metal e relativamente bem construídos.

Ecrã fornece a informação necessária

Possui um ecrã da Bafang que te dá a informação necessária que precisas de saber quando estás a andar. Encontras a velocidade corrente, o modo de assistência e o nível de bateria estimada. Podes ainda ter acesso a detalhes como o odómetro, distância da última viagem e velocidade média.

Engwe P275 Pro

Este ecrã pode ser controlado pelos botões situados do lado direito do guiador. É lá que ligas e desligas a bicicleta, alternas entre modos, acedes às definições e ligas ou desligas a iluminação frontal.

Veredicto: excelente autonomia e condução suave

A Engwe P275 Pro é uma bicicleta elétrica direcionada para a cidade, com uma autonomia excelente que facilmente chega a 150 km reais numa carga. Tem sensor de torque para uma condução suave, travões hidráulicos e usa correia que lhe confere durabilidade.

No entanto, é uma bicicleta relativamente pesada para quem possa ter de a pegar para entrar em transportes públicos. A iluminação traseira também poderia ser melhor e o motor central de 250 W é bom para a utilização com algumas subidas, mas sofre quando confrontado com subidas mais íngremes.

Engwe P275 Pro

Engwe P275 Pro com 300 € de desconto

O preço de 2199 € (ou 1899 € nesta fase inicial) é um valor que faz ter de pesar bem os prós e os contras. Se procuras uma bicicleta elétrica com uma condução suave e com uma excelente autonomia, esta é uma bicicleta a considerar. Contudo, esperava-se mais do desempenho em subidas, por isso não é aconselhável se tiveres de enfrentar muitas ruas íngremes no dia a dia.

De realçar que até 3 de março a marca está a promover até 100 giveaways no seu site oficial, onde podes ganhar uma Engwe P275 Pro ou ST, bem como cadeados ou mochilas. A Engwe faz envios gratuitos para Portugal destes produtos, que são enviados a partir de armazém europeu.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.