Encontrar o telemóvel offline? Conhece a novidade dos Google Pixel 8

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Perdeste o teu telemóvel? O Google Pixel 8a ou Pixel 8 ou Pixel 8 Pro podem ser a tua salvação, mesmo que o teu equipamento esteja desligado ou sem bateria. Isto graças à rede "Find My Device" da Google, lançada recentemente, e que tem uma funcionalidade interessante: o "Powered-Off Finding" (localização sem energia).

Como funciona a rede "Find My Device"?

A rede "Find My Device" da Google funciona através de dispositivos Android que contribuem para a rede ao enviar um sinal Bluetooth que outros dispositivos Android próximos podem captar. Semelhante à rede Find My da Apple.

If you have a Pixel 8 or Pixel 8 Pro, you’ll be able to locate your phone on the Find My Device network even if it’s powered off or the battery is dead! This is possible because the phones have the specialized hardware to support the Powered Off Finding feature I previously… pic.twitter.com/qx5FKnc8zS

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) 8 de abril de 2024

Estes dispositivos detetores encriptam a localização do dispositivo que emitiu o sinal e enviam-na para os servidores da Google. A informação de localização é encriptada ponta a ponta com uma chave acessível apenas ao proprietário do dispositivo e a quem este tenha autorizado a ver a sua localização.

O problema? A maioria dos dispositivos Android não consegue emitir sinais Bluetooth quando estão desligados ou sem bateria. Isto porque os chips Bluetooth não têm forma de continuar a receber energia quando o sistema operativo indica ao processador para desligar tudo.

Pixel 8a segue os passos dos Pixel 8: "Powered-Off Finding" confirmado

No caso do Pixel 8 e Pixel 8 Pro, a Google revelou que estes dispositivos têm energia de reserva canalizada para o chip Bluetooth durante várias horas, mesmo depois da bateria estar esgotada. Embora a Google ainda não tenha confirmado oficialmente o mesmo para o Pixel 8a, há fortes indícios que apontam nesse sentido como é revelado pelo Android Authority.

Esta convicção baseia-se no facto do Pixel 8a suportar a funcionalidade "Powered-Off Finding" do Android. Esta funcionalidade permite ao sistema enviar previamente sinais "Find My Device" para o chip Bluetooth do dispositivo. O suporte para "Powered-Off Finding" no Pixel 8a não é uma surpresa, uma vez que este dispositivo utiliza o mesmo processador Tensor G3 e o mesmo chip Bluetooth do Pixel 8.

A empresa está a trabalhar com fabricantes de hardware para trazer o suporte para esta funcionalidade a futuros dispositivos Android. Isto significa que, em breve, esta capacidade poderá não ser exclusiva da linha Pixel.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.