É hora de dizer adeus ao Google Chromecast de primeira geração

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Podemos chamar ao Chromecast de primeira geração um produto icónico. Lançado originalmente em 2013, abriu caminho para muitos outros produtos do género. Este chegou ao mercado com o propósito de tornar qualquer televisor com uma porta HDMI numa Smart TV, com a transmissão de conteúdos a partir do smartphone.

Recorde-se que o primeiro Chromecast foi lançado em 2013. E como foi agora revelado pelo site 9to5Google, a Google não pretende continuar a dar suporte ao aparelho. Algo que se compreende com 10 anos de vida.

chromecast

Google anuncia fim de suporte para o Chromecast de primeira geração

“O suporte para o Chromecast (1ª geração) terminou, o que significa que esses dispositivos não recebem mais atualizações de software ou segurança, e a Google não fornece suporte técnico para os mesmos. Os utilizadores poderão notar uma degradação no desempenho”, pode ler-se em comunicado

A última atualização feita a este produto foi a 1.36.159268, que data de novembro de 2022. E se esta atualização já foi feita há vários meses, foi também a primeira em três anos que o produto recebeu.

É claro que nada impede os utilizadores do Chromecast de primeira geração continuarem a usar o produto. Este vai continuar funcional, mas pode sofrer em termos de desempenho pela falta de suporte da Google.

A verdade é que existem versões mais recentes e interessantes do Chromecast. Os modelos HD e 4K com Google TV trouxeram ao produto um comando, e a possibilidade de se instalar aplicações, não precisando os utilizadores de usar o smartphone para espelhar o conteúdos.

Estes encontram-se à venda em entre os 39 e os 69 €, com promoções periódicas.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.