6 conselhos sobre que fazer caso derrames água no teu portátil

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

Um dos pesadelos de quem possui um portátil pode ser o derrame de líquidos em cima do mesmo. Como em qualquer equipamento eletrónico, este cenário pode ditar o fim da vida útil do produto, muitas vezes essencial para o trabalho ou escola, no caso de um estudante.

Ainda assim, caso um acidente destes aconteça, esse pode não ser "a morte" do teu portátil. Sobretudo se foram tomadas medidas para mitigar as consequências de tal contratempo, tal como elencaremos em seguida.

água portátil
Créditos: Asurion

1. Ser rápido a reagir e desligar imediatamente a energia do portátil

O primeiro passo para evitar danos de maior no caso de derrame de água num portátil é a rapidez de reação. Ser rápido pode fazer toda a diferença, até porque o dano que os líquidos causam nos componentes eletrónicos habitualmente não são imediatos.

Na cadeia de ações que elencamos, a primeira coisa a fazer é desligar a corrente do portátil. Outro conselho importante passa pela remoção da sua bateria, caso seja possível, obviamente.

2. Desligar todos os componentes removíveis

Em seguida deves desconectar todos os componentes ou periféricos de fácil remoção que estejam acoplados ao teu portátil. Aqui incluem-se produtos como ratos, teclados, auscultadores, discos externos e qualquer outro componente que tenhas ligado naquele momento.

3. Secar o interior do portátil

A remoção de toda a água no interior no teu portátil é importantíssima para que o mesmo continue a funcionar. Contudo, isto não deve ser feito de forma arbitrária, sob pena de se obter o resultado ser o oposto ao pretendido.

Em primeiro lugar, deves abrir o portátil ao máximo possível e virá-lo de "pernas para o ar" para que todo o líquido no seu interior caia. O uso de uma toalha absorvente também é uma boa opção para a secagem completa da superfície molhada.

É importante sublinhar que nunca deves usar um secador de cabelo, nem sequer pistola de calor para esse efeito. O primeiro não irá secar os componentes húmidos em tempo útil e o segundo poderá derreter os componentes do portátil.

4. Ignora a ideia universal de colocar o portátil em arroz

As propriedades absorventes do arroz são frequentemente associadas a este tipo de acidentes, mas na realidade não é aconselhável fazê-lo. Isto porque esse processo poderá introduzir mais elementos indesejados no interior do teu portátil que poderão trazer mais malefícios que benefícios.

5. Desmontar o portátil (dica para utilizadores com conhecimento)

Este é um passo que não estará ao alcance de qualquer um, mas não deixa de ser uma dica válida nestas situações. Deste modo, será mais fácil e eficaz a remoção do líquido presente no seu interior. Caso não tenhas a perícia necessária para o fazer, podes sempre levá-lo a alguém certificado.

6. Colocar o portátil num local quente e seco

Além dos passos acima elencados, outro conselho é colocar o portátil num local quente e seco. Todavia, não o deves colocar num local demasiado quente, nem tampouco sob influência direta da luz solar.

Poderás, se possível, colocar um desumidificador na divisão em que se encontra o teu portátil acidentado. Este eletrodoméstico ajudará a absorver a humidade presente no interior do teu portátil.

Aí, ele deverá permanecer entre 24 a 48 horas para que a secagem dos seus componentes se conclua eficazmente. Durante esse período, nunca ligues o teu portátil, pois a introdução de corrente elétrica nos componentes húmidos poderá levar a um curto-circuito e à danificação permanente dos mesmos.

Dependendo do tipo de líquido as consequências podem ser diferentes

Para concluir, sublinhar que o tipo de líquido derramado fará toda a diferença para uma recuperação viável do equipamento. A água é, efetivamente, o líquido que fará menos mal ao portátil pelo facto de ser menos ácida.

Por outro lado, líquidos açucarados ou alcoólicos são mais ácidos, mais condutores e mais corrosivos. Estes poderão originar um dano permanente aos frágeis componentes colocados no interior do teu portátil.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.