CES 2024: dispositivo com IA pretende revolucionar uso de apps com comandos de voz

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 3 min.

Como seria de esperar, a CES 2024 está a ser marcada pelos mais diversos lançamentos de dispositivos alimentados por Inteligência Artificial (IA). Mas um lançamento específico, feito pela startup Rabbit Inc., chamou a atenção: o Rabbit R1, um dispositivo que utiliza IA para aprender a operar as aplicações conforme as interações do utilizador.

Isso implica que finalmente poderemos ter um dispositivo portátil capaz de executar ações em aplicativos apenas por meio de comandos de voz, algo que as grandes empresas de tecnologia vêm buscando há algum tempo com suas assistentes virtuais.

Conhece o Rabbit R1

O Rabbit R1 é um dispositivo móvel de bolso equipado com um processador MediaTek Helio P35. Possui um botão push-to-talk ("pressione para falar", em tradução livre), um microfone para comandos de voz, uma câmara giratória de 360 graus habilitada para Visão Computacional chamada Rabbit Eye, Wi-Fi, Bluetooth e até um slot SIM 4G.

A grande inovação deste equipamento está na sua abordagem baseada em IA. Com um sistema operativo baseado em Large Action Model (LAM) chamado Rabbit OS, o R1 pode navegar pelas aplicações e aprender a intenção e o comportamento do utilizador.

A partir daí, ele poder reproduzir esse comportamento depois, quando receber o comando. Ou seja, ele pode aprender a utilizar as aplicações para o utilizador e executar as suas ações através de comandos de voz, tudo isso de forma intuitiva, mesmo as ações que requerem várias etapas.

"A nossa missão é criar o computador mais simples, algo tão intuitivo que não precises aprender como usá-lo. A melhor maneira de conseguir isso é romper com o sistema operativo baseado em aplicações atualmente usado por smartphones. Em vez disso, imaginamos uma abordagem centrada na linguagem natural", explicou o fundador e CEO da Rabbit, Jesse Lyu, durante a apresentação do dispositivo.

O Rabbit R1 propõe ser um "companheiro de bolso"

Conforme explica o CEO Jesse Lyu, atualmente, os dispositivos Android e iOS operam com um sistema de aplicações, que continua a multiplicar-se constantemente.

"Queres pedir um carro para ir ao escritório? Há uma aplicação para isso. Queres comprar mantimentos? Há outra aplicação para isso. Cada vez que queres fazer algo, percorres várias páginas e pastas para encontrar a aplicação que desejas usar e sempre há inúmeros botões nos quais precisas clicar, adicionar ao carrinho, ir para a próxima página, e assim por diante. O smartphone deveria ser mais intuitivo", destacou Lyu.

Para mudar isso, o R1 tem a capacidade de realizar as ações de diferentes aplicações para atender a um ou mais pedidos simultâneos. Nos exemplos dados pelo CEO na apresentação (a partir do minuto 13:00 no vídeo acima), ele utiliza o dispositivo para pedir comida e até para pedir um carro, transformando o que seriam várias etapas em um único comando de voz.

Um exemplo mais fascinante, no entanto, é o pedido para o dispositivo organizar uma viagem para Londres, incluindo a pesquisa de passagens, hotéis, aluguer de carro e atividades para realizar na cidade. O que o utilizador normalmente faria em diferentes aplicações é realizado pelo R1 em questão de segundos. O dispositivo envia as informações encontradas e pede confirmação ao utilizador individualmente para cada uma delas.

"O computador que estamos a construir, que chamamos de companheiro, deve ser capaz de falar, entender e, mais importante, fazer as coisas por ti. O futuro das interfaces homem-máquina deve ser mais intuitivo", afirma o CEO.

O Rabbit R1 já está disponível para pré-venda por um preço de U$199,00 (181,45€) e os pedidos devem começar a ser enviados para os Estados Unidos em março. Ainda não há informação sobre a venda em outros países.

De acordo com a empresa, o R1 será inicialmente treinado para funcionar com as aplicações mais populares. Contudo, o plano é que, num futuro breve, o dispositivo tenha recursos que permitam aos utilizadores treinarem seus próprios Rabbits para realizar tarefas em outras aplicações que utilizem com mais frequência.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.