Android Auto do futuro: Google leva o Chrome para carros

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Já imaginaste poder usar o teu navegador favorito diretamente do conforto do carro? Pois bem, a Google acaba de anunciar que o famoso navegador Chrome estará disponível em modelos selecionados de carros com sistema da Google. Esta novidade vai seguramente mudar a forma como interagimos com os sistemas de entretenimento dos veículos.

Volvo e Polestar são os primeiros a receber

O programa inicial verá a introdução do Chrome em carros da Volvo e Polestar, numa fase beta. Existem planos de expansão para outros modelos ainda este ano e a Google promete uma maior abrangência e acessibilidade. Ainda assim, esta não é a primeira vez que vemos um navegador web integrado em carros com tecnologia Google.

É bom recordar o lançamento do navegador Chromium-powered Vivaldi em setembro de 2023. No entanto, a adição do Chrome é um passo significativo, que proporciona uma opção de navegação web integrada e eficiente para serviços que ainda não possuem uma aplicação automóvel dedicada.

Mas as novidades não se limitam ao Chrome. A Google anunciou também a chegada de outras aplicações populares como The Weather Channel, PBS Kids e Crunchyroll aos veículos com Google integrado.

Mais integração com Android Auto e Google Maps

Para os proprietários de veículos elétricos, a Google revelou a integração do Android Auto com funcionalidades avançadas relacionadas com a bateria e carregamento no Google Maps. Esta integração permite que o Maps forneça detalhes sobre o nível estimado de bateria ao chegares ao teu destino, sugira paragens para carregamento e forneça estimativas de tempo de carregamento. Os primeiros modelos a receber esta funcionalidade serão o Ford Mustang Mach-E e o F-150 Lightning.

Além disso, a Google facilitará a partilha de viagens, permitindo que partilhes o teu trajeto do teu smartphone Android ou iPhone para um carro com Google integrado. Esta funcionalidade já está disponível a partir desta semana. A Google também confirmou que a tecnologia Google integrada chegará a modelos selecionados da Ford, Lincoln e Nissan ainda este ano.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.