Até quando é que a Apple não pode usar o oxímetro nos Apple Watch nos EUA?

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple foi obrigada a desativar a monitorização dos níveis de oxigénio no sangue nos EUA, pelo seu oxímetro violar uma patente da empresa Masimo. A polémica marcou o final do ano passado e parece que começar novamente a dar que falar.

Parece que a empresa de Tim Cook pode recuperar a funcionalidade no seu mercado nacional, mas tem pela frente uma espera ainda bastante longa. Só em 2028 os Apple Watch podem voltar a usar, nos EUA, o oxímetro integrado.

Apple pode aproveitar final da validade da patente da Masimo

imagem de grupo do Apple Watch
Nos restantes mercados do mundo, a Apple pode usar o oxímetro do Apple Watch Crédito@Apple

A razão para esta data específica é simples. Em agosto de 2028, termina o prazo de exclusividade da patente da Masimo. A partir deste momento, a Apple pode voltar a usar o oxímetro integrado nos seus wearables sem violar qualquer tipo de acordo comercial.

Mas, ao que tudo indica, a Apple não está disposta a esperar tanto tempo. De acordo com informações divulgadas, a empresa de Tim Cook está a trabalhar ativamente num recurso para inverter a proibição imposta pela Comissão de Comércio Internacional norte-americana.

Se for bem-sucedida em mais este recurso, a Apple poderá reativar a funcionalidade de monitorização dos níveis de oxigénio no sangue no mercado dos Estados Unidos da América.

No entanto, a ausência de um acordo entre a Apple e a Masimo está a dificultar toda a situação. Pior do que isso, a Masimo continua a mostrar preocupações com outra possível ação da Apple.

Masimo quer medidas mais rígidas contra a Apple

A empresa teme que a Apple possa ativar a funcionalidade bloqueada através de atualizações de software, contornando a atual proibição. Por essa razão, está a pedir restrições mais rígidas, ao nível do hardware.

Esta polémica está a ter um custo pesado para a Apple que pode atingir valores na ordem dos milhares de milhões de dólares, entre processos judiciais e perdas nas compras dos seus wearables mais recentes.

Recorde-se que apenas nos mercado norte-americana é que a Apple não pode usar o recurso de monitorização dos níveis de oxigénio. Nos restantes mercados, Portugal incluído, o oxímetro está ativo e a funcionar em pleno.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt