Xiaomi Redmi Note 5 e Redmi Note 5 Pro - Tudo que precisas de saber

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Já tinham chegado à Internet, hoje de manhã, as especificações do Xiaomi Redmi Note 5 e do também do Xiaomi Redmi Note 5 Pro. Ambos os dispositivos serão apresentados amanhã na Índia. Hoje, depois do relato inicial aproveitamos agora a ociosidade da tarde de Carnaval para fazer uma compilação dos pontos essenciais de ambos os equipamentos.

Em primeiro lugar, serão dois smartphones económicos, voltados para o mercado indiano. Aí, a Xiaomi já terá ultrapassado até a Samsung, tornando-se na maior fabricante desse país, segundo os dados da Canalys. A disponibilidade destes Xiaomi nos mercados ocidentais permanece uma incógnita.

Vê ainda: d

Em segundo lugar, as novas informações da imprensa internacional sugerem a presença de um ecrã de 6 polegadas no Xiaomi Redmi Note 5. Terá também o mesmo processador utilizado no Redmi 5 Plus, o Snapdragon 625 da Qualcomm. Todavia, teremos boas surpresas para o modelo Pro.

As grandes novidades ou surpresas estão agregadas no Xiaomi Redmi Note 5 Pro. Este sim, estará equipado com um novo processador, o Snapdragon 636 da Qualcomm. Terá também uma câmara dupla na sua traseira. Câmara esta que possui uma extrema semelhança com a do Apple iPhone x pela sua disposição vertical.

Xiaomi Redmi Note 5 e Xiaomi Redmi Note 5 Pro

O Xiaomi Redmi Note 5 será um rebrand, uma cópia ou adaptação do Xiaomi Redmi 5 Plus para o mercado indiano. Estará disponível exatamente com as mesmas configurações / especificações. Começando pelo processador Qualcomm Snapdragon 625 até à bateria de 4000mAh. Sem diferenças notórias. Estará disponível em várias configurações de memória / armazenamento. A saber, 3 GB de RAM + 32 GB de armazenamento ou 4 GB + 64 GB.

Xiaomi Redmi Note 5 será o modelo mais económico

A grande surpresa é mesmo o Xiaomi Redmi Note 5 Pro. Este sim merecerá toda a nossa atenção. Teremos aqui o processador Snapdragon 636 da Qualcomm. Uma câmara dupla na sua traseira à lá iPhone X e uma câmara frontal de 20MP. Apesar de a resolução da câmara não se traduzir obrigatoriamente numa melhor qualidade de imagem, já é um bom indício.

O ponto mais atraente é o seu processador. Este Snapdragon 636 da norte-americana Qualcomm é um SoC octa-core a 1.8GHz. Conta também com a gráfica Adreno 509 e com o mesmo ecrã do Redmi Note 5. Terás aqui um display de 5.99 polegadas com resolução Full-HD+. Desta forma, terás um ecrã com o formato 18:9 e com um vidro 2.5D a proteger todo o ecrã e os botões de navegação.

O modelo "Pro" é o mais cativante

Outro dos seus pontos de venda serão as suas câmaras principais. Teremos aqui um alinhamento duplo com um sensor de 12MP e um segundo sensor de 5MP. O primeiro dos quais já é extremamente popular depois na série Redmi 5 com a sua lente com abertura focal de f/2.2.

Já o segundo conta com uma abertura focal de f/2.0. Teremos ainda, na parte frontal, uma câmara secundária de 20MP de resolução. Trata-se de um sensor Sony IMX376. Sem esquecer, claro, o respectivo flash LED para cada câmara.

Temos ainda a presença do sensor de impressões digitais ou sensor biométrico para desbloqueio do dispositivo. Este está localizado na traseira do dispositivo. Já na sua lateral teremos o botão On/ Off para além do seletor de volume. A bateria deste dispositivo terá uma capacidade de 4000mAh. Infelizmente, para alguns utilizadores, ainda utiliza uma porta microUSB.

A nível de software teremos a MIUI 9 com o Android Nougat 7.1.1. Eventualmente, a seu tempo, será atualizado. Opiniões?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei aposta nas “fake reviews” para o seu Huawei Mate 10 Pro

Pro – Especificações e design

Android Oreo 8.0 vai chegando aos Samsung Galaxy S8 em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.