Xiaomi perde o primeiro lugar (3 anos depois) no segundo maior mercado do mundo!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi perdeu o primeiro lugar depois de 3 anos na liderança no segundo maior mercado do mundo. A Índia, ainda que longe de Portugal, é um bom reflexo daquilo que é o nosso mercado. Aliás, as empresas asiáticas de smartphones experimentam várias táticas de vendas que mais tarde implementam na Europa.

De acordo com a CounterPoint, a Xiaomi perdeu o primeiro lugar pela primeira vez em 3 anos, quando se apoderou do primeiro posto. A Samsung foi a responsável por tal feito.

Xiaomi perde para a Samsung por culpa própria

Porém, vamos analisar o mercado como ele é. Principalmente o mercado indiano que é seriamente parecido com o mercado português. Temos uma Samsung a crescer, isto porque nos dá equipamentos de gama média e de entrada de qualidade a bom preço.

Enquanto isso, temos visto os preços dos smartphones da Xiaomi a subir consideravelmente. Pior do que isso, temos uma confusão danada nas escolhas.

Temos smartphones Xiaomi, Redmi e POCO. Às vezes (mais do que deveria), temos smartphones POCO que são os mesmos da Redmi mas com um nome diferente.

Na minha opinião, este tipo de decisão não deixa os utilizadores felizes. Muito pelo contrário. Chegou a uma altura que já não sabemos ao certo o que comprar.

Por sua vez, a Samsung tem trabalhado bem. Melhorou a sua gama "A". Os intermediários contam com ecrãs OLED e sensores biométricos no ecrã. Temos câmaras decentes e designs elegantes. O preço é muito competitivo e perfeitamente capaz de combater os smartphones da Xiaomi.

Por fim, neste gráfico vimos também os smartphones da Vivo, Realme e OPPO a marcarem presença. Estas 3 fabricantes fazem parte do grupo BBK Eectronics. A OPPO atacou agora o mercado português com smartphones em lojas físicas enquanto que a Realme continua a dar que falar pela sua excelente relação qualidade / preço.

Em suma, a Xiaomi terá de mudar algo nos seus smartphones para continuar relevante como no passado. Ainda que seja só um mês sem a liderança, percebemos que a Xiaomi tem aspetos a melhorar.

Antes de ires, vê os produtos Xiaomi diferentes, com gadgets realmente peculiares.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Maps será melhor que a aplicação StayAwayCovid com esta novidade!
  • Xiaomi Mi 11: Já sabemos um dos pormenores (importantes) do smartphone próximo topo de gama
  • Smartwatch: nem a Google parece acreditar no WearOS
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.