Xiaomi Mi True Wireless Earphones 2 Basic Review: simples e competentes

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 4 min.

Avaliar uns auriculares totalmente sem fios não é uma tarefa propriamente fácil. O mercado está cheio de opções, e encontrar o modelo perfeito para cada utilizador é uma tarefa hercúlea. Se procuras algo barato, com uma bateria duradoura, um design não invasivo para o teu canal auditivo e qualidade de chamadas acima do preço pedido, os Mi True Wireless Earphones 2 Basic da Xiaomi podem ser para ti.

Testei estes auriculares durante cerca de duas semanas, e a verdade é que fiquei bastante surpreso com a sua qualidade. Não sou fã deste aspeto "à la AirPods", mas a verdade é acabaram por se tornar a minha opção preferencial durante estes dias, tendo em conta a sua simplicidade e comodidade. Em baixo, podes ver a minha review em vídeo.

Assim que os tiras da caixa, é impossível não reparar no seu design. E se não é a tua praia, rapidamente esqueces isso quando os começas a utilizar. Para os ligar a primeira vez, bastou abrir e caixa e apareceram imediatamente nos dispositivos para emparelhar. Depois de o fazeres uma vez, sempre que abrires a caixa, estes ligam-se automaticamente em menos de 5 segundos (seja em Android ou iOS).

Xiaomi Mi True Wireless Earphones 2 Basic

Pontos fortes dos Xiaomi Mi True Wireless Earphones 2 Basic:

  • Bateria duradoura
  • Qualidade de chamadas acima da média
  • Sensor de proximidade

Pontos fracos dos Xiaomi Mi True Wireless Earphones 2 Basic:

  • Som pouco pujante nos graves
  • Falta de indicador de nível de bateria na caixa
  • Volume não pode ser controlado nos auriculares

Xiaomi Mi True Wireless Earphones 2 Basic

A bateria dos Mi True Wireless Earphones 2 Basic impressiona

Há quatro pontos que a Xiaomi destaca ao promover estes auriculares: conexão rápida, bateria de longa duração, redução de ruído em chamadas e sinal de Bluetooth estável. Acima já te confirmei que a conexão é realmente rápida. E quanto à bateria, fiquei maravilhado tendo em conta o que já testei nesta faixa de preço.

A Xiaomi refere que a bateria dos auriculares dura 5 horas, e vi-me facilmente a atingir esse valor - desde que não abusasse do volume. Além disso, a caixa confere 20 horas de bateria adicional (cerca de quatro carregamentos). Isso fez com que simplesmente me esquecesse de os carregar.

Xiaomi Mi True Wireless Earphones 2 Basic

Chamadas têm qualidade acima da média

O terceiro ponto - a redução de ruído nas chamadas - é provavelmente o que mais me agradou nestes auriculares. Mostraram-se mais competentes que uns auriculares que custam oito vezes mais na clareza das chamadas que realizei. E isso faz com sejam muito recomendáveis para esse efeito. Quanto ao sinal do Bluetooth, nada a apontar. Quando me encontrava numa divisão ao lado do equipamento a que estavam ligados, ainda conseguia ouvir música sem qualquer corte.

Xiaomi Mi True Wireless Earphones 2 Basic

Sensor de profundidade é um luxo de que não vais abdicar

Uma característica destes auriculares que adorei foi o seu sensor de profundidade. Este reconhece quando tiras um ou os dois auriculares, e pausa o conteúdo que estiveres a ouvir. E assim que os voltas a colocar, esse conteúdo recomeça imediatamente.

Estes têm também controlos por toque, que permite que pauses e voltes a tocar a música. No entanto, falta nestes controlos um controlador de volume. Pela minha experiência, nem sempre funcionaram, e podem ser ativados acidentalmente. Mas assim que te habituares à sua posição, vai certamente melhorar a tua experiência. Através destes controlos por toque também podes ativar a assistente virtual da tua preferência.

Xiaomi Mi True Wireless Earphones 2 Basic

Áudio não impressiona nos tons graves

No que respeita ao som, estes auriculares não têm um áudio muito encorpado. Isso deve-se ao facto de o perfil dos auriculares não permitir uma grande preponderância de tons graves. Aqui destacam-se os agudos e médios, o que resulta num som onde não sentes aquele punch, como em auriculares onde existe uma borracha que também permite algum cancelamento de ruído passivo.

Por outro lado, isto favorece os utilizadores que não gostam de algo intrusivo. Embora vistosos para o exterior, estes auriculares não são invasivos para o ouvido do utilizador. E Isso faz com que os consigas utilizar durante algum tempo sem grandes problemas.

Xiaomi Mi True Wireless Earphones 2 Basic

Por 39.99€ consegues arranjar uns auriculares totalmente sem fios com melhor qualidade de áudio, principalmente se quiseres graves poderosos. Mas estes Mi True Wireless Earphones 2 Basic oferecem um pacote bastante completo para o que custam.

5 razões para comprar os Mi True Wireless Earphones 2 Basic:

  • Controlos por toque
  • Sensor de profundidade
  • Design pouco invasivo
  • Qualidade de som nas chamadas
  • Bateria duradoura

Se gostas de controlos por toque e dás valor ao sensor de proximidade, estes são auriculares para ti. Se gostas de um design nada invasivo para o ouvido e fazes muitas chamadas com os auriculares, esta é também uma escolha acertada. Se vais fazer uma viagem longa sem teres de te preocupar com a bateria, esta também é uma opção a ter em conta. O design, esse, ou se gosta ou não se gosta.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.