Xiaomi Mi A3: rumores, especificações, preço e data de lançamento

Pedro Ferreira

Este ano esperamos o lançamento do Mi A3, um smartphone equipado com Android One e que normalmente tem especificações fantásticas com um preço aliciante!

Este é um dos modelos mais aguardados da Xiaomi, pelo seu preço, qualidade e especificações. Uma das grandes referências, é o facto de utilizar Android One.

Especificações e novidades esperadas

  • Melhor processador: Qualcomm Snapdragon 730
  • Mais memória RAM: 4/6/8 GB
  • Maior capacidade de bateria: 4.000 mAh
  • Ecrã maior: 6.3 polegadas AMOLED
  • Sensor de desbloqueio no ecrã
  • Android One
  • NFC
  • Câmara tripla traseira

Upgrade do processador

A empresa chinesa deverá trazer um upgrade ao processador, e é esperado que o processador Snapdragon 730 seja o cérebro deste telemóvel. Além do mais, deverá vir equipado com a gráfica Adreno 616.

Tecnologia de desbloqueio no ecrã

Em relação ao ecrã, é expectável que o equipamento inclua um ecrã de 6.3 polegadas AMOLED, introduzindo assim o sensor de desbloqueio a partir do ecrã. Num smartphone de média gama, o mais normal é serem usados ecrãs IPS, que têm um custo mais baixo e que impossibilitam a utilização do desbloqueio a partir da tela.

A confirmar-se esta alteração, é retirado o sensor de impressões digitais nas costas do equipamento e a impressão digital é lida na frente do ecrã. Os flagships usam esta tecnologia, e com a Xiaomi a trazer esta funcionalidade para telemóveis de gama média, a concorrência ficará bem abaixo do Mi A3.

Tripla câmara traseira

É expectável que a Xiaomi apresente o Mi A3 com câmara tripla, que inclui o mais recente sensor da Sony, o IMX586. Um sensor de 48MP, outro de 13MP e por fim um de 8MP. Uma das características mais desejadas, a câmara grande angular, também estará presente neste novo modelo.

Serão esperadas melhorias no software da câmara e novas funcionalidades, com modos fotográficos mais completos.

Tudo isto são rumores, não temos a confirmação e esperemos mesmo que este novo smartphone, tenha uma câmara que se destaque da concorrência neste segmento de preço.

Bateria com maior capacidade

Com uma bateria melhor e maior que o antecessor, 4000 mAh são mais que suficientes, mesmo para um utilizador super exigente! Em conjunto com o processador, teremos uma junção quase perfeita, no que toca a autonomia.

NFC chega ao Mi A3

O Xiaomi Mi A3 poderá estar a um passo do futuro, ao permitir pagamentos contactless, com a adição do NFC.

Esta tecnologia cria uma ligação de curta distância, em frequência de rádio, que permite transferir dados entre dois aparelhos posicionados a alguns centímetros de distância.

Com o NFC podes transferir multimédia, contactos e fazer ligação a equipamentos em questão de segundos. Até o processo de emparelhamento é super rápido e fácil de ser feito, basta ligar o NFC em ambos os equipamentos e encostar os dois equipamentos.

Android One: o trunfo da série A

O grande atrativo da série A da Xiaomi é o Android One. Este é um dispositivo que chega às mãos dos utilizadores com o sistema puro da Google, e que por essa razão tem sido um sucesso desde o seu primeiro modelo.

Preço

Não foi anunciado e não existem garantias sobre o preço final, contudo, se usarmos os antecessores como termo de comparação para o momento de lançamento, equacionamos que o preço esteja estabelecido entre os 250€ e os 300€.

Data de lançamento

Ainda não há datas de revelação oficiais do Xiaomi Mi A3, porém, acredita-se que o smartphone possa chegar no Verão (Julho) de 2019. Até lá, continuaremos atentos a mais informações da marca.

O Xiaomi Mi A1 foi lançado em setembro de 2017 e transformou-se num sucesso de vendas pela sua qualidade-preço. Em julho do ano passado, a Xiaomi repetiu a dose com o Mi A2, por isso tudo indica que teremos um novo smartphone de sucesso neste verão.

Possível design

xiaomi-mi-a3
É esperada uma notch em formato de gota de água, semelhante ao Redmi 7 Pro.

O Xiaomi Mi A3 deverá chegar com uma construção em vidro para acompanhar os gadgets e imagem da marca. Espera-se ainda que a notch seja pequena (gota de água). Com um ecrã de 6.3 polegadas e bordas reduzidas, acreditamos que siga a nova tendência e tenhamos um ecrã infinito.

A Techy Paradise criou um possível design do Mi A3

Este projeto 3D é criado pelo Techy Paradise, em que não aborda a introdução do ecrã com leitor de impressão digital, e mantém o desbloqueador na traseira do equipamento. Ainda não existe design final e estamos todos ansiosos por descobrir qual a aparência final deste fantástico smartphone.

Pedidos da comunidade Xiaomi para o Mi A3

Todos os anos, os utilizadores criam expectativas e pedem às empresas que sejam ouvidas as suas necessidades, de forma a melhorar o produto final. O Mi A3 não é exceção, e os utilizadores criaram os seus pedidos para este smartphone.

Sensor de impressão digital no ecrã

xiaomi-mi-a3

O uso de um ecrã AMOLED possibilitava a remoção do leitor de impressões digitais da traseira do ecrã e passaríamos a ter um sensor de impressão digital embutido no ecrã. Para além disso, a qualidade de imagem dos ecrã AMOLED é superior e conseguimos mais autonomia ao usarmos o black theme do sistema.

Este método facilita o processo de desbloqueio e torna-o ainda mais rápido de usar, esperemos que a Xiaomi siga esta nova tendência.

O tão desejado jack aúdio 3.5mm

xiaomi-mi-a3

A introdução do jack de áudio 3,5 mm é um dos pedidos mais requeridos da Internet. Hoje em dia, grande parte dos telefones são lançados com a impossibilidade de utilizarmos headphones sem um adaptador, visto ser um telemóvel de média gama não é expectável que tenha proteção contra agua ou salpicos.

Por esse mesmo motivo, a Xiaomi deveria de ignorar esta tendência e optar por voltar a adicionar um simples jack de áudio de 3,5 mm.

Vale a pena o upgrade do Mi A2 para o novo Mi A3?

Temos tudo aquilo que procuramos num smartphone, e o Mi A3 provou ser melhor e mais capaz. Com a apresentação do novo processador, rapidez e autonomia são dois dos primeiros termos que nos vêm à cabeça.

A tecnologia do ecrã será melhorada, com melhor qualidade de imagem e mais definição gráfica. A confirmar a introdução do AMOLED nesta gama, este seria um dos grandes passos para a série, que permite utilizar a tecnologia de desbloqueio embutida no ecrã, algo que o modelo A2 não permite por ter um ecrã IPS.

Gostas de fotografia? Se sim, o upgrade é obrigatório para ti! Com o mais recente sensor de 48MP da Sony, consegues fotografias de qualidade idêntica ou superior, a muitos dos flagships do mercado.

Para um amante de smartphones e tecnologia, o Mi A3 é obrigatório, principalmente se não conheces o quão boa experiência o Android One te oferece!

Começa agora a pensar em vender o teu equipamento, em plataformas como o OLX. Ainda conseguirás arrecadar algum dinheiro e comprar este novo Mi A3 a tempo do seu lançamento.

Pedro Ferreira
Pedro Ferreira
O amor pela tecnologia e gaming surgiu quando recebeu o primeiro computador em 2001. Concluiu o curso Tecnológico de Informática e ingressou na Worten com a especialidade de Áudio e Imagem, HI-FI. Gosto que se desenvolveu em conjunto com a tecnologia e que perdura até aos dias de hoje!