Xbox Series X vai estrear tecnologia que fará inveja à PS5!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Como seria de esperar, as últimas semanas foram recheadas de novidades sobre as consolas de próxima geração da Microsoft e Sony, sendo já conhecido datas de lançamento e preços para alguns dos modelos. Agora, surgiu a confirmação de que a Xbox Series X terá uma nova tecnologia muito interessante que os fãs da PlayStation 5 poderão apenas sonhar.

Através de uma publicação no Twitter e no seu site oficial a Dolby confirmou que as consolas Xbox Series X e Series S serão as primeiras a suportar a nova tecnologia Dolby Vision (que deverá ser implementada no início de 2021). Além disso, confirmaram também o suporte para Dolby Atmos, que estará disponível desde o seu lançamento.

Dolby Vision vai elevar a experiência de jogo na Xbox Series X

Na página oficial foram revelados alguns dos detalhes desta nova tecnologia, que vai aparentemente levar a qualidade de imagem dos jogos nas novas consolas Xbox para um novo patamar. De acordo com a Dolby, a sua nova tecnologia oferece até 40x mais brilho, pretos mais profundos (até 10x) para um contraste perfeito.

A empresa salienta ainda que esta tecnologia vai colocar um fim na necessidade de utilizar sliders de ajuste de brilho, visto que vai adaptar a imagem automaticamente enquanto estás a jogar. No entanto, esta funcionalidade estará apenas disponível em televisores/monitores que suportem a tecnologia.

Sony rejeitou as tecnologias Dolby para a PS5

Na revelação feita pela Dolby na sua página oficial, tudo indica que os fãs da PlayStation poderão apenas sonhar com esta nova tecnologia. De facto, esta não é uma revelação que surpreende, uma vez que a PS5 não chegará com suporte para Dolby Atmos.

Em vez disso, a empresa decidiu desenvolver a sua própria tecnologia — "Tempest" 3D — muito provavelmente para ter um maior controlo sobre o produto final e também para não depender de terceiros para garantir a qualidade na experiência de utilização da sua consola. Além disso, acabam também por poupar dinheiro, não precisando de pagar licenciamento para utilizar as tecnologias.

No entanto, os fãs da PS5 ficarão limitados à tecnologia HDR10 no que respeita à qualidade de imagem dos jogos, visto que além de não pretender apostar em tecnologia da Dolby, o COO da Sony confirmou também que não iriam apostar na tecnologia HDR10+ da Samsung.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xbox Game Pass para PC vai ficar bem mais caro! Preço vai duplicar em breve
  • Cristiano Ronaldo ou Messi? Eis o melhor no FIFA 21
  • Xbox Series X: 5 jogos que vão apimentar a chegada da nova consola!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.