WIKO U Feel Prime - Review/Análise - Um smartphone peculiar

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

A Wiko é uma marca francesa bastante popular no mercado nacional. Após termos testado o Wiko U Feel, o principal equipamento desta linha de smartphones Android de gama média, eis o U Feel Prime. Refinado, reforçado, mais poderoso e consequentemente mais caro. Contudo, valerá a pena investir no U Feel Prime?

Vê ainda: OnePlus 5 – A resposta oficial às principais críticas

Utilizei este equipamento durante cerca de um mês. Sim, gosto de variar. Gosto de experimentar de tudo um pouco. Diferentes interfaces, diferentes abordagens ao sistema operativo do robô verde. Em Portugal a Wiko tem crescido de forma sustentada e agora percebemos o porquê. Com um smartphone para praticamente cada escalão de preços até sensivelmente €350 euros, este U Feel Prime é um dos melhores que a marca tem para oferecer.

Análise ao Wiko U Feel Prime

O mercado de gama média é um dos mais procurados em qualquer região ou país. Nem todos podemos comprar um topo de gama. Outros simplesmente não querem gastar tanto num smartphone. Posto isto, por €250 euros à data desta análise, terás o Wiko U Feel Lite. O que é que este smartphone tem para oferecer para além da comodidade e segurança de compra em loja física? Bom, uma experiência perfeitamente equilibrada em todos os sectores.

A sua qualidade de construção foi reforçada e apresenta-nos agora um sólido corpo em metal. Temos a presença do plástico na parte superior e inferior do painel traseiro para garantir a boa recepção de redes. Conta com pormenores construtivos mais cuidados, é um smartphone onde se nota a dedicação e esforço da marca em melhorar o feeling de segurar um Wiko. O design mantém-se fiel ao do Wiko U Feel.

Construção reforçada no Wiko U Feel Prime

Está um smartphone mais atraente em todos os ângulos. Na sua traseira temos o vistoso logótipo da marca, o flash LED, a câmara principal e demais pormenores. É na sua aresta superior onde encontramos o jack de 3.5mm, uma comodidade em vias de extinção.

Já na sua lateral direita temos os botões de Volume e On/Off tal como seria de esperar. Na lateral esquerda temos apenas a porta (slot) para os cartões (Dual-SIM) ou microSD até 64GB para expansão da memória interna. Na parte inferior temos a porta micro USB e um altifalante capaz, não muito potente mas com boa definição de som.

Na caixa do Wiko U Feel Prime terás:

  • Smartphone Wiko U Feel Prime
  • Carregador USB
  • Cabo USB
  • Earphones
  • Pino de extracção SIM
  • Guia de iniciação rápida

Performance do Wiko U Feel Prime

Será que o smartphone vai encravar? Ficará lento? É bom investimento? Durará quantos anos? É bom para jogos? Serve para redes sociais? Estas são as questões mais comuns para este, e praticamente qualquer smartphone. Pois bem, olhemos para o "músculo" deste Wiko U Feel Prime.

Aqui tive um desempenho equilibrado. Senti o smartphone a ficar lento e com alguns soluços quando, após algumas horas me ligava à Internet e recebia todas as notificações das redes sociais, email, entre outros. Aí sim, senti o Wiko a lutar para conseguir receber toda a informação. Aquecia, demorava e por vezes deixava de responder durante breves instantes.

Para jogos o Wiko U Feel Prime portou-se exemplarmente. Aqui sim fiquei surpreendido pela positiva. Rápido. Fluído e divertido. Se gostas de jogar no smartphone, pelo menos para já não terás qualquer dificuldade em usufruir dos títulos mais populares.

A sua interface, essa, é regra geral pesada. Possui várias animações e uma forte personalização do Android puro. O resultado? Algumas aplicações que raramente irás utilizar e que acabam por sobrecarregar o hardware do equipamento. Uma interface mais leve faria maravilhas para poupar bateria e garantir uma fluidez constante. Apesar de ser cativante e colorida.

As suas especificações num vislumbre:

  • Ecrã de 5 IPS LCD
  • Resolução Full-HD 1080 x 1920p com 441ppi
  • Processador Qualcomm Snapdragon 430
  • SoC Octa-core a 1.4 GHz
  • Gráfica Adreno 505
  • 4 GB de memória RAM
  • 32GB de armazenamento interno expansível via microSD
  • Bateria de 3000mAh
  • Android 6.0 Marshmallow (Wiko UI)
  • Câmaras principal de 13MP
  • Câmara secundária de 8MP
  • Ambas possuem flash LED
  • Dimensões: 142.5 x 69.9 x 8.7 mm
  • Peso: 150gr.

Ecrã / Tela do Wiko U Feel Prime

O ecrã do Wiko U Feel Primetem 5" polegadas, tecnologia IPS LCD, resolução 1080p Full-HD com uma boa densidade de pixels por polegada. Um bom tamanho que agradará a muitos consumidores pela sua ergonomia.

A nível de visualização as suas cores são saturadas, minimamente vívidas e com bom detalhe. Em suma, uma experiência de visualização bastante equilibrada e que por vezes até surpreende pela positiva. O ecrã serve bem para jogos, para utilização normal em redes sociais, é fácil escrever mensagens e não terás queixas com este Wiko U Feel Prime. Não é um tamanho exagerado e tem uma boa resolução.

O brilho (tanto no limite máximo como mínimo) é satisfatório, tal como os ângulos de visão. Contudo, a visualização ao ar livre não é das mais agradáveis, nem sempre conseguimos ler os conteúdos quando o sol incide no ecrã.

Câmaras: Fotografia e Vídeo no Wiko U Feel Prime

A câmara fotográfica principal do U Feel Prime tem 13MP com flash dual LED e deteção de fase. Já a sua câmara frontal tem 8MP. A interface da câmara é simples mas consegue ser intuitiva e de fácil utilização. Temos muitos modos de fotografia como o modo Panorama, Beleza para Rostos, HDR, entre outros.

As fotografias capturadas com o Wiko U Feel Prime vão de encontro ao escalão de preços deste equipamento. Dito isto, porta-se muito bem em algumas fotos casuais, sobretudo com boa iluminação natural. Conseguimos alguns resultados satisfatórios mas, sem grande detalhe e qualidade geral medíocre. Ao ar livre consegue surpreender. No interior e com pouca iluminação, nem tanto.

Vê aqui, todas as fotos e vídeos em alta resolução

Temos aqui alguns detalhes, equilíbrio de cores nem sempre acertado, tal como a exposição da foto, especialmente quando as condições de luminosidade não são ideais. Já a sua câmara frontal consegue capturar algumas selfies perfeitamente satisfatórias.

Relativamente ao vídeo, o terminal grava em Full HD com uma qualidade aceitável em situações de boa iluminação, contudo, quando a iluminação não é a melhor o ruído apodera-se da imagem. De referir que a falta de estabilização ótico é um ponto menos positivo deste termina, porém, temos sempre de ter em conta o preço do smartphone.

Autonomia de Bateria do Wiko U Feel Prime

É aqui que o Wiko U Feel Prime peca um pouco. Com uma bateria de 3000mAh conseguimos ter uma autonomia para um dia de utilização normal e, com alguma ginástica (utilização mais comedida), não é de todo impossível chegar a um dia e meio. Contudo, se utilizares frequentemente a conexão de dados, Bluetooth e/ ou GPS a bateria cai muito rapidamente e não é fácil chegar ao fim do dia com alguma energia. Aqui o Wiko poderia ser bem melhor.

Conclusão da review do Wiko U Feel Prime

Regra geral, este smartphone é um bom investimento. É verdade que poderia melhorar no seu interface e autonomia, contudo, mostrou-se capaz de aguentar com o meu quotidiano de forma aceitável.

Resta-nos agradecer à Wiko Portugal pela cedência do dispositivo para review, esperamos ansiosamente pelos novos WIM.

Outras reviews a não perder:

MG Cool Explorer – Review / Análise à action cam estilo “GoPro”

Huawei P10 Plus – Review / Análise – A magia da Leica

Xiaomi Mi 6 Review | O smartphone que não deves deixar passar

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.