Wikipedia vai mudar. E promete poupar-te tempo na pesquisa

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Wikipedia é uma fonte quase inesgotável de informação, principalmente quando queremos saber algo rápido. Mas a verdade é que o design se mantém inalterado há cerca de dez anos.

Como o objetivo de tornar a pesquisa no site ainda mais simples, a versão de desktop vai sofrer algumas mudanças. E foram partilhados GIFs animados que nos mostram o que esperar.

Navegação mais simples em páginas longas

“Tabela de conteúdos” será um atalho disposto no canto superior direito que promete ser o teu companheiro em páginas longas. Será bastante simples saltares para as partes de páginas que te interessam à distância de dois cliques.

Barra lateral "colapsável" vai chegar à Wikipedia

Como refere o The Verge, a segunda mudança será uma “barra lateral colapsável”. A ideia é bastante simples: será possível esconder a barra lateral esquerda para evitar distrações durante a navegação.

Segundo a Wikipedia, estas serão as “primeiras de muitas mudanças num longo e complexo processo”. Isto significa que vais poder testar as novidades antes de estas se tornarem oficiais. Podemos esperar que as mudanças sejam totalmente implementadas até ao final de 2021.

À primeira vista parecem ser mudanças bem maturadas, com o principal objetivo de facilitar a vida ao utilizador. Principalmente a possibilidade de se saltar mais facilmente para o conteúdo que se quer, promete poupar algum tempo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Redmi Watch: novo smartwatch barato da Xiaomi a caminho
  • Xiaomi: patente mostra como poderá ser o seu smartphone dobvrável!
  • OnePlus 8T promete surpreender no preço e especificações
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.