WhatsApp tem uma nova funcionalidade que vais adorar. Diz adeus às Fake News!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Já há muito tempo que o WhatsApp está a desenvolver novas ferramentas e funcionalidades para combater a propagação de Fake News na sua plataforma, tendo-se apresentado quase como uma missão impossível. Apesar de não conseguirem travar esta "nova praga", a aplicação coloca à disposição dos utilizadores ferramentas cruciais para garantirem a sua segurança.

Através de uma publicação no seu blog oficial, a equipa do WhatsApp anunciou que já estão a disponibilizar uma nova funcionalidade para combater a propagação de desinformação. Esta nova implementação surge como um excelente complemento às funcionalidades trazidas durante os últimos meses.

A partir de agora, sempre que uma mensagem for redirecionada diversas vezes, vais começar a ver um novo ícone de uma lupa ao lado da mensagem. Através desta lupa, vais poder iniciar uma imediata pesquisa Google sobre o conteúdo presente no link. Desta forma, vais poder confirmar imediatamente se o conteúdo que recebeste é credível ou não.

Medidas implementadas pelo WhatsApp para combater as Fake News são excecionais

Depois de terem recebido sugestões de diversas pessoas com altos cargos políticos para banirem por completo a opção de "redirecionar" mensagens, o WhatsApp decidiu investir muitos dos seus recursos na pesquisa de alternativas. Esta é uma funcionalidade muito apreciada pelos utilizadores e, certamente que a sua remoção iria trazer grande frustração para a comunidade.

Numa altura em que as Fake News cresceram de forma exponencial, as medidas implementadas pelo WhatsApp têm apresentado resultados impressionantes.

No ano passado foi implementada uma simples ferramenta automática que adiciona um ícone com dupla seta nas mensagens que são redirecionadas muitas vezes. Desta forma, os utilizadores ganharam uma forma prática e rápida de saber que a mensagem recebida não foi escrita por nenhum dos seus contactos próximos.

No início do ano, decidiram levar as suas medidas para um outro patamar, limitando consideravelmente o número de vezes que uma mensagem podia ser redirecionada. Esta medida teve um grande impacto, fazendo com que o total de redirecionamentos fosse reduzido em 25% a nível global.

Agora, com a nova ferramenta, não há desculpas para "consumir Fake News". Com um simples clique, vai ser possível aceder a uma pesquisa de informação detalhada sobre os conteúdos recebidos.

Quando vais poder testar esta nova funcionalidade no teu WhatsApp

Infelizmente, na publicação feita no blog oficial do WhatsApp, não foi ainda feita referência a Portugal. A equipa do WhatsApp confirmou que a funcionalidade está a ser lançada a partir de hoje no Brasil, Itália, Irlanda, México, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido.

No entanto, é provável que demore apenas alguns dias até que seja disponibilizada globalmente, ficando disponível na aplicação para iOS, Android e também na versão Web do WhatsApp. Antes de ires, descobre as melhores alternativas ao WhatsApp, fora da esfera do Facebook.

Editores 4gnews recomendam:

  • Teclado da Google Gboard vai ficar ainda melhor! Conhece as novidades
  • Google Maps: nova funcionalidade também pode fazer de ti um "influenciador"! Sabe como
  • Esta APP dá o "toque traseiro" do Android 11 ao teu smartphone Android (mesmo sem o Android 11)
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.