Uma das mais desejadas funcionalidades do Android 11 será compatível com Windows

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Depois de muitos pedidos dos utilizadores, a Google irá finalmente adicionar uma funcionalidade de partilha de ficheiros, semelhante ao AirDrop, no Android 11. Conhecida como Nearby Sharing, esta tem sido testada por vários utilizadores nas últimas semanas.

Na iminência da sua libertação oficial, eis que chega a confirmação que todos os utilizadores Windows tanto queriam. O Nearby Sharing será compatível com o sistema operativo da Microsoft.

Nearby Sharing chega ao Windows através do Chrome

Como seria de esperar, tudo funcionará com a mediação do Google Chrome. A última versão beta do Chrome Canary contém já uma flag que permite a ativação do Nearby Sharing. Para isso, só tens de escrever chrome://flags na barra de endereço, procurar por Nearby Sharing e ativá-la.

Sem grande surpresa, esta funcionalidade de partilha de ficheiros também será compatível com Mac, Linux e ChromeOS. Um dado confirmado através da flag presente no Chrome Canary.

Estando o popular browser da Google presente nestas plataformas, seria um escândalo caso alguma delas não fosse compatível com o Nearby Sharing. Afinal de contas, a americana tem todos os recursos necessários para a sua implementação em todas elas.

Resta saber como chegará a funcionalidade aos smartphones Android

Este é o ponto que mais dúvida tem criado no seio dos utilizadores Android. Contrariamente ao que sucede com a Apple, o Android não tem um padrão para a disponibilização de atualizações.

Ou seja, não é só a Google a tratar do lançamento das novidades do seu sistema operativo. As marcas têm um papel preponderante neste capítulo. E caso o Nearby Sharing chegue com uma atualização de sistema, haverá muitas discrepâncias na adoção desta funcionalidade.

A Google prometeu o lançamento desta funcionalidade para agosto. Assim que isso acontecer, tudo passará para as mãos das fabricantes na hora de a fazer chegar aos seus utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.