Top 5 - novidades que farão da Xiaomi MIUI 9 a melhor de todas!

David Ventura
David Ventura
Tempo de leitura: 3 min.

Uma User Interface (UI) é um pacote de design que cada fabricante de smartphones decide implementar naquilo que é considerado o Android Puro, fornecido pela Android 4.4.4.

Temos de parabenizar a Xiaomi nesta matéria. Nenhuma outra fabricante oferece de forma oficial actualizações a tantos dos seus equipamentos, quase obsoletos, comparando com a tecnologia que hoje possuímos. De facto não se trata de uma actualização ao Android, mas melhorias na experiência que o utilizador terá ao usar a MIUI 9. Passemos agora ao Top 5.

Top 5 novidades da MIUI 9 da Xiaomi

1. Prioridade do Sistema

A MIUI 9 trará uma nova funcionalidade denominada "Dynamic Resource Allocation". Ou seja, cada utilizador vai poder selecionar e redefinir prioridades aquando da utilização do CPU. Esta inovação permitirá melhorias significaticas na performance e estabilidade do sistema.

Um rápido exemplo. Se estás em casa aborrecido e queres tirar partido do teu processador e jogar o ultimo jogo da moda, poderás à distância de um clique optimizar o teu equipamento. No entanto, se fores sair à noite e estiveres focado na autonomia do teu equipamento, vais poder ter a certeza que chegas a casa ainda com sumo no teu terminal.

2. Assistente Inteligente

Esta é uma das atuais tendências no mercado dos dispositivos móveis, desde a Xiaomi até à Apple, todas as grandes construtoras tentam oferecer uma assistente virtual, uma inteligência artificial para ajudar o consumidor a utilizar o seu dispositivo. Aqui, a Xiaomi também já tem algo a dizer.

Na apresentação da MIUI 9 e do Xiaomi Mi 5X que decorreu na China, foi nos apresentada uma nova assistente pessoal. Há semelhança do que já existe, quer para Android quer para iOS, vais poder executar comandos de voz para abrir aplicações ou digitar mensagens.

3. Abertura inteligente de aplicações

Esta funcionalidade permite que o utilizador receba sugestões de aplicações a abrir, conforme a utilização que estiver a dar ao equipamento. Outro exemplo rápido, estás a preparar as tuas férias e não sabes a distancia entre dois pontos, a aplicação do Google Maps irá ser logo sugerida para efectuar esse cálculo.

Vê também: aomi Mi 5X – É oficial! O tão aguardado equipamento foi lançado

4. Pesquisa profunda de fotografias

A partir de agora conseguirás procurar sem grande esforço aquela imagem que tiraste nas férias do ano passado com os amigos. Os utilizadores da MIUI 9 poderão procurar imagens com base em localizações, expressões, eventos e até mesmo capturas de ecrã.

5. Inicialização rápida de aplicações

Notórios pela sua velocidade e bom desempenho nas tarefas gerais, a MIUI 9 quer tornar os smartphones Xiaomi's ainda mais velozes em tudo o que lhes exijas no teu dia-a-dia.

Talvez um dos mais importantes aspetos da MIUI 9 da Xiaomi a integrar este TOP 5!

Esta será a verdadeira jóia da coroa da MIUI 9 da Xiaomi. Como já referi esta nova versão da MIUI focar-se-á principalmente na otimização e no desempenho dos equipamentos. Esta novidade permitirá uma redução significativa do tempo que cada aplicação demora a abrir.

Equipamentos que utilizem processadores menos recentes, como é o caso do Xiaomi Mi 2/2S irão notar uma grande diferença no tempo de inicialização das aplicações.

A Xiaomi é ousada e afirma que com a MIUI 9 os seus terminais se tornarão mais rápidos que o Huawei P10. Este Top 5 reflete apenas algumas das principais novidades que, na minha opinião, atrairão ainda mais consumidores para a esfera de influência da chinesa Xiaomi.

Top 5 da MIUI 9 que bem poderia ser um Top 10 da Xiaomi

No final do dia todos queremos que o nosso smartphone seja o mais rápido, mais versátil e com a melhor autonomia possível.

Aqui, as interfaces gráficas como a MIUI 9 da Xiaomi são extremamente influentes pois, de certa forma, condicionam directamente a nossa utilização do smartphone, bem como a sua performance no dia-a-dia.

E tu? Estás também empolgado e entusiasmado com as novidades que a MIUI 9 promete? Deixa na caixa de comentários abaixo a tua opinião sobre este Top 5.

Outros assuntos relevantes:

iPhone: Tim Cook revela que Apple já vendeu 1,2 mil milhões smartphones

Está muito próximo o casamento entre Spotify e Xbox One

Pokémon Go: já é possível a captura de Kangaskhan na Europa