Tesla sem condutor foi mandado parar pela polícia! (vídeo)

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Com o lançamento da nova atualização com a versão beta do "Smart Summon" para os vários modelos da Tesla, foram centenas de utilizadores que publicaram vídeos dos seus testes. Este novo modo permite aos Tesla saírem de um estacionamento e deslocar-se até onde está o utilizador em piloto automático.

Depois da grande vaga de vídeos e situações caricatas provocadas pelo "Smart Summon", Elon Musk confirmou mesmo que a funcionalidade já teria sido utilizada mais de meio milhão de vezes.

Agora, o canal do YouTube DragTimes, publicou um novo vídeo dos seus testes, que acabaram com um incidente muito peculiar. O seu Tesla Model 3 acabou por ser mandado parar pela polícia enquanto circulava sem condutor!

Modo "Smart Summon" ignorou sinal de STOP

Como seria de esperar, a lista de comentários a acusar o YouTuber de ter encenado toda a situação começaram rapidamente a inundar o vídeo. Não é possível confirmar se foi, ou não, encenado. Embora pareça ser uma situação muito provável. Independentemente de ser uma situação real, a verdade é que o Tesla Model 3 acabou mesmo por ignorar por completo o sinal de STOP antes de avançar.

Ainda que não tenha detetado nenhum obstáculo ou veículo, o carro deveria ter reconhecido o sinal de STOP e parado por completo antes de avançar.

Este teste foi realizado num parque de estacionamento praticamente vazio (o que torna toda a situação da polícia ainda mais dúbia), mas caso fosse uma situação com bastante movimento, o desfecho podia ser bem mais grave.

Utilizadores precisam de se lembrar que continuam a ser responsáveis pelo seu Tesla

Mesmo que tenha sido uma situação encenada, acabam por abordar uma situação que garantidamente irá replicar-se inúmeras vezes durante os próximos tempos. Visto que o Tesla irá estar a circular de forma autónoma sem condutor, caso seja abordado pela polícia, serão muitos os que vão alegar "não estarem a conduzir o carro".

No entanto, esta forma de tentar escapar-se a uma possível multa não irá ser válida. A Tesla é muito clara nos termos e condições desta funcionalidade. Tal como acontece com o AutoPilot, também durante a utilização do Smart Summon os utilizadores são totalmente responsáveis pelo seu carro e qualquer incidente em que se possa envolver.

Editores 4gnews recomendam:

  • Cliente reclama à Tesla e a marca cria uma funcionalidade para o seu problema! (Joe Mode)
  • Camião com 5 carros da Tesla ardeu totalmente em plena autoestrada!
  • Hyundai aposta no desenvolvimento de carros voadores
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.