Tesla Autopilot. Condutor apanhado pela polícia a dormir em plena autoestrada!

Vitor Urbano
Comentar

Já tinha passado algum tempo desde a última notícia em que um irresponsável condutor de um carro elétrico da Tesla coloca todo o fantástico trabalho da marca em perigo. Obviamente que a polémica volta a recair sobre a tecnologia Autopilot, depois de um condutor ser apanhado pela polícia em excesso de velocidade na autoestrada... enquanto estava a dormir!

A notícia foi divulgada pela Alberta RCMP (Royal Canadian Mounted Police) na sua conta oficial no Twitter, onde publicaram até uma fotografia do Tesla Model S em questão.

Alberta RCMP received a complaint of a car speeding on Hwy 2 near #Ponoka. The car appeared to be self-driving, travelling over 140 km/h with both front seats completely reclined & occupants appeared to be asleep. The driver received a Dangerous Driving charge & summons for court pic.twitter.com/tr0RohJDH1

— RCMP Alberta (@RCMPAlberta) 17 de setembro de 2020

De acordo com o relatório, o Model S estava a circular a 140km/h na autoestrada com o sistema de Autopilot ativo, visto que o seu "condutor" tinha os bancos totalmente reclinados e estava aparentemente a dormir. Curiosamente, a polícia revelou ainda que uma vez ativadas as luzes de emergência para que o veículo parasse, acabou por acelerar momentaneamente para os 150km/h antes de desacelerar até ficar imobilizado.

Condutores irresponsáveis de carros da Tesla são a maior barreira aos avanços tecnológicos

Nesta altura, já não deveria ser necessário salientar que o Autopilot da Tesla não é um sistema de condução autónoma, mas sim um pacote de funcionalidades inteligentes que servem para assistir durante a condução. Mas, apesar das inúmeras situações em que a fabricante realçou esse facto, condutores continuam a colocar-se (e a quem os rodeia) em risco, utilizando os carros da Tesla de forma oposta ao aconselhado.

A Tesla implementou uma funcionalidade de segurança que obriga o condutor a aplicar uma certa pressão no volante constantemente quando tem o Autopilot ativo. No entanto, mesmo assim, existem vários relatos de condutores que penduraram um peso no volante de forma a simular essa pressão.

Este é o tipo de mentalidade e atitude que continua a apresentar-se como uma das maiores barreiras à evolução destas tecnologias. Enquanto a Tesla batalha para conseguir provar a sua tecnologia segura e vantajosa, são (alguns) os seus próprios utilizadores que estão a sabotar os seus esforços.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.