Sucesso do Z1 faz Samsung acelerar o desenvolvimento do Tizen para abandonar o Android

Carlos Torres
Carlos Torres
Tempo de leitura: 2 min.

A gigante Samsung, após ter desenvolvido o sistema operativo Tizen, em parceria com a Linux Foundation, Panasonic e Intel, utilizou-o pela primeira vez no seu smartphone Z1. E de acordo com o último balanço da empresa sul coreana, este terminal está a ter no mercado, um desempenho melhor do que era esperado.

  • Samsung Galaxy S6 & S6 Edge- Unboxing & Primeiras Impressões

A prova disso é o Samsung Z1 já ter vendido mais de 500.000 unidades na Índia desde o lançamento, que aconteceu em Janeiro deste ano. Além da Índia, o terminal é também já disponível no Bangladesh, aonde conquistou 23,4% do mercado de smartphones e também no Quénia.

Uma das vantagens deste terminal, é sem duvida o preço, cerca de 80 euros, para alem de um sistema operativo bastante fluído. O Samsung Z1 tem especificações de gama baixa, está assente num processador dual-core Spreadtrum SC7727S de 1.2 GHz, na GPU uma Mali 400, ecrã de 4 polegadas com resolução qHD (800 x 480 pixeis) 768 mb de RAM e 4 GB de memória interna.

  • Este Galaxy S6 Edge Iron Man edition foi vendido na China por 90 Mil Euros

Na tentativa de voar mais alto e apoiada no sucesso do Z1, a Samsung Z2, e no qual será lançado na Rússia, China, Malásia e Sri Lanka.

A Samsung continua a acreditar fortemente no seu Tizen OS, não importando quão grande e forte são os ecossistemas Android e iOS sejam, e pretende que o seu sistema seja uma alternativa válida, prova disso é o Samsung Z3 que começa a surgir em alguns rumores. Este pode ser o terminal a ser lançado em mercados mais exigentes como a Europa e os EUA. O Z3, segundo esses rumores, já contará com ecrã de 5 polegadas e processador de 64 bits quad-core.

  • Samsung diz-te o porquê de comprares um Galaxy S6 Edge em 60 segundos

Para alem disso a Samsung tem um evento marcado para o próximo mês na Índia, com o nome Tizen Developer Summit 2015. Aonde irá tentar atrair novos desenvolvedores de aplicações para o seu sistema, na tentativa de ampliar o ecossistema para que possa ser disponibilizado globalmente.

  • Blackberry pondera lançar smartphone com Android

Para isso, o SDK do sistema operativo vai ser disponibilizado abertamente para quem queira levar a sua aplicação para o Tizen. Segundo a Bussiness Korea (fonte da noticia) o intuito da Samsung é afastar-se do Android.