Sondagem: deve o TikTok ser banido?

António Guimarães

O TikTok está a passar dificuldades, devido ao pendente banimento por parte dos Estados Unidos. Em menos de 45 dias, a app poderá ser completamente banida, caso não seja comprada por uma empresa americana como o Twitter ou a Microsoft.

Não só os Estados Unidos mas também a Índia está a ponderar banir o TikTok. A razão é simples: a app é suspeita de recolher dados agressivamente dos utilizadores e enviá-los para o governo chinês, para espionagem. Na verdade, já foi provado que a app recolhe mais dados que o Twitter, Facebook e Instagram juntos.

Assim sendo, fazemos-te a pergunta: achas que o TikTok deve ser banido? A app tornou-se extremamente popular e poucos meses mas a sua política de dados pode ser nociva, além das controvérsias relacionadas com dados de menores.

sdfg

Clica na imagem ou aqui para responderes à nossa sondagem!

TikTok é uma app suspeita, sem dúvida

Em primeiro lugar, o TikTok envolveu-se em controvérsia por recolher dados de utilizadores menores, sem incluir nenhum aviso para os pais. Além disso, a app expõe os jovens utilizadores de uma forma inapropriada, com poucas definições de privacidade e segurança.

Mas a gota d'água foi quando um utilizador de Reddit fez engenharia reversa ao TikTok, descobrindo tudo o que a app coleciona. Informações de hardware e software, informação de aplicações instaladas, toda a informação de redes e dados móveis, localização de GPS e muitas outras.

À primeira vista, parecem permissões normais, mas não são. Para uma simples app de fazer vídeos, o TikTok recolhe demasiada informação. Além disso, a app contém códigos vulneráveis que tornam o smartphone alvo fácil para outros ataques.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.