Samsung Galaxy S9 notch Apple iPhone X 4
Conceito de um Samsung Galaxy S9 com a notch do iPhone X

O iPhone X trouxe para o mercado uma moda um tanto quanto questionável: a notch. Este recorte no topo de ecrã do smartphone é tudo menos consensual mas são cada vez mais as empresas a seguir este caminho. Por outro lado, a Samsung tem sido das poucas a afastar-se desta tendência.

Ao invés, a Samsung tem optado por não estender ao máximo os seus Infinity Display. A parte superior dos Samsung Galaxy S8, Note 8 e S9 continua destinada a albergar todos os sensores, auscultador e câmara frontal do equipamento. O ecrã do smartphone permanece de extremidade a extremidade logo abaixo dessa barra.

Vê ainda: Sony Xperia XZ2 Premium é oficial com ecrã 4K e dupla câmara traseira

Existem alguns conceitos (como podes ver acima) de como seria um eventual Galaxy S9 com uma notch igual à do iPhone X. Os entusiastas não resistiram a idealizar um smartphone da Samsung com tal linha estética. Todavia, tal poderá tornar-se uma realidade num futuro próximo.

A Samsung acabou de patentear novos designs para o ecrã dos seus equipamentos, de entre os quais podemos ver um com a notch do iPhone X. Este pequeno recorte ou entalhe seria então destinado a albergar os sensores de proximidade e luminosidade, o auscultador e ainda a câmara frontal do equipamento.

Mas não será apenas na parte frontal que estas patentes nos remetem para o smartphone da Apple. A mesma patente contempla ainda novos designs para o alinhamento da sua câmara dupla traseira. Um deles mostra-nos um alinhamento vertical, à esquerda, tal qual o seu principal rival.

Outra das patentes agora conhecida mostra-nos um equipamento com um ecrã a cobrir 100% da sua estrutura frontal. Não há cá nada de notches ou margens. Na parte frontal somos brindados apenas com o ecrã do smartphone.

Este tipo de design levanta algumas questões nomeadamente na localização dos sensores, auscultador e câmara frontal do equipamento. Existem já algumas pistas para um futuro onde todos estes componentes poderiam ser incorporados debaixo do ecrã do smartphone. Todavia, esse futuro parece estar ainda longínquo.

Quanto ao leitor biométrico, esse poderia perfeitamente estar debaixo do ecrã. Esta já não é uma tecnologia tão distante quanto o era à meio ano atrás. Temos já alguns equipamentos no mercado com esta tecnologia, nomeadamente o novo Huawei Porsche Design Mate RS.

Irá a Samsung render-se à notch do iPhone X?

Este tipo de desing seria então a solução perfeita para a imperfeição que é a notch. É possível que este entalhe venha a ser algo temporário até que as empresa tecnológicas consigam adotar este tecnologia de 100% de ecrã.

Importa, por fim, relembrar que tudo isto se trata de patentes. Apenas um requisito legal para salvaguardar uma ideia para posterior implementação. Não obstante, essa implementação pode nunca vir a concretizar-se.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei Honor 10 revela agora todas as suas características técnicas

Xiaomi Mi A1 começa a desaparecer das lojas, Xiaomi Mi A2 a caminho?

Android. Bluboo S3 é oficial com uma bateria de 8500 mAh

Fonte 1 2 | Via

O gosto por tecnologia foi algo que esteve sempre dentro de mim. Com o crescer do mercado dos smartphones, também o meu entusiasmo com os mesmos aumentou. Já nos tempos livres, as séries são o meu principal passatempo.