Samsung roubou a liderança à Xiaomi no segundo maior mercado do mundo!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Durante o último ano a Xiaomi conseguiu assumir a liderança isolada do segundo maior mercado do mundo, Índia, tornando-se num dos seus principais pontos principais de negócio. Mas, com o grande investimento da Samsung no reforçar da sua oferta de smartphones gama-média, acabou por conseguir resultados impressionantes neste mercado.

De acordo com os mais recentes dados revelados pela Counterpoint Research, durante o 3º trimestre de 2020, a Samsung conseguiu ultrapassar a Xiaomi na Índia, tornando-se na maior fabricante de smartphones no país. Esta ultrapassagem deveu-se não só a um crescimento da Samsung neste mercado, mas também a uma quebra no número de vendas por parte da Xiaomi.

Numa altura em que o mercado indiano está a recuperar do "pós-isolamento" causado pela pandemia de Covid-19, o mercado dos smartphones é um dos que está a apresentar uma maior recuperação. Apesar deste ter sido o trimestre com um maior número de vendas, tudo indica que os valores irão continuar a aumentar com o aproximar das épocas festivas.

Xiaomi foi seriamente afetada pelo movimento "anti-China" na Índia

No seu relatório, os analistas da Counterpoint Research realçam diversos detalhes que de certa forma explicam este inesperado acontecimento. A quebra de 3% na sua quota de mercado na Índia é um acontecimento alarmante para a Xiaomi, não por ser uma enorme quebra mas, porque é a primeira vez que isso acontece desde 2018.

Por outro lado, já há algum tempo que vemos crescer um movimento "anti-China" na Índia, que iniciou uma guerra aberta a jogos e aplicações (TikTok e PUBG Mobile) vindas da China. Como efeito secundário, as muitas fabricantes chinesas ativas no país acabaram por ver os seus números de vendas serem afetados.

Ainda assim, considerando todas as dificuldades que estão a enfrentar durante 2020, o TOP de fabricantes na Índia continua a ser claramente dominado por marcas chinesas. Excluindo a 1ª posição, que é agora ocupada pela Samsung, as restantes posições são ocupadas por empresas chinesas:

  • 2º Xiaomi
  • 3º Vivo
  • 4º Realme
  • 5º OPPO

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi reforçará presença em Portugal com mais duas Mi Store
  • Samsung Galaxy Z Flip 2 chega na primavera e promete impressionar
  • Samsung Galaxy S7 recebem uma surpresa inesperada!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.