Samsung pode sofrer revés nos lucros devido aos Samsung Galaxy S9

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Apresentados a 25 de fevereiro de 2018, os novos Samsung Galaxy S9 chegaram ao mercado no dia 16 de março de 2018. Entretanto, a fabricante sul-coreana registou um primeiro trimestre com os lucros em alta.

Todavia, uma análise atenta do seu relatório fiscal indicaria que grande parte dos lucros são provenientes da divisão de semi-condutores. Das suas memórias, chips e processadores. Aqui acima de todos os outros departamentos, mobile inclusive.

Vê ainda: recusa-se a pagar 539 milhões à Apple e voltarão a tribunal

O potencial dos novos smartphones topo de gama (flagships), os Samsung Galaxy S9 ainda não foi perfeitamente aferido. Ainda assim, durante o 2º trimestre os analistas estimam que os novos produtos ajudem a manter os lucros em alta.

Aliás, já vimos aqui os dados da Counterpoint Research, agência de análise de mercado, a sustentar isso mesmo. Para esta agência os novos Samsung Galaxy S9 são um caso de sucesso na Europa e em praticamente todo o mundo.

Quão popular é o Samsung Galaxy S9?

Ainda assim, segundo avança a publicação Sammobile, nos próximos trimestres os lucros da Samsung poderão retrair-se. Aqui devido à venda "morna" ou fraca dos Samsung Galaxy S9 no seu país natal, a Coreia do Sul. Num aparente paradoxo, o terminal está a usufruir de boas vendas (segundo as agências de análise de mercado) na Europa. Não no seu país natal, algo que estará a preocupar naturalmente os analista de mercado.

Importa aqui frisar que no balanço geral dos próximos relatórios fiscais, os eventuais lucros não se deverão maioritariamente aos smartphones. Pelo menos este é o ponto de vista expressado pelos analistas de mercado citados pela imprensa internacional.

Mais concretamente, é a opinião dos analistas das DB Financial Investment, da eBest Investment Securities e da Eugene Investment and Securities. É também a visão partilhada pelos analistas KTB Investment and Securities. Em suma, um painel extenso.

Semicondutores em alta, smartphones e TV's em baixa.

Em uníssono, os peritos de mercado acreditam que os lucros da tecnológica sul-coreana vão sofrer um revés, vão cair no segundo trimestre. Isto devido às vendas lentas dos novos Samsung Galaxy S9 e S9 Plus.

O departamento de televisões também sofrerá um revés. Menos televisões estão a ser vendidas no lado da Samsung, caindo aqui perante os avanços da LG e demais concorrência asiática.

Ainda assim, os lucros deverão continuar em alta

Ainda assim, o balanço final será positivo segundo avançam estes analistas. Com o preço das memórias RAM e chips de memória a continuar a subir, todo este departamento deverá aumentar os lucros. Ainda assim, alertam para a crescente dependência da Samsung para com todo este departamento de semi-condutores.

Aguardamos agora pelo fim do segundo trimestre (fim de junho) e posterior publicação do relatório fiscal.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d em Portugal

é a líder na venda de smartphones no primeiro trimestre de 2018

amsung entra em combustão e destrói carro

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.