Home Android

Samsung Galaxy S9 com Android Oreo e Exynos 9810, um novo colosso?

Números que falam por si...

Exynos 9810 Samsung Galaxy S9 Plus smartphone Android Evan Blass
Evan Blass já nos mostrou os novos dispositivos. Os S9 precisam de animar o departamento Mobile

A Samsung já tem um novo processador pronto para os seus Samsung Galaxy S9. Chama-se Exynos 9810 e foi apresentado há poucos meses atrás. Este será o “motor” que equipará a variante disponível no mercado europeu. Já nos Estados Unidos da América e na China teremos o Snapdragon 845 da Qualcomm. Olhemos agora para o poderio deste novo processador com o Android Oreo como sistema operativo.

Agora, já temos os primeiros números relativos à performance e desempenho do Exynos 9810. Números registados na plataforma de testes GeekBench. Depois de ontem termos visto os números relativos ao Snapdragon 845 da Qualcomm temos agora os resultados do processador da própria Samsung. Os resultados impressionam.

Vê ainda: Huawei aposta nas “fake reviews” para o seu Huawei Mate 10 Pro

Sabemos que o Samsung Galaxy S9 será o primeiro smartphone equipado com o novo Exynos 9810 mas a sua verdadeira performance nos benchmarks ainda não tinha sido vista. Agora, temos os primeiros números que nos mostram o potencial deste processador. Note-se que todo e qualquer benchmark é apenas um indicador, nada mais.

O teste na plataforma Geekbench foi efetuado com um Samsung Galaxy S9. Dispositivo com o número de modelo SM-G960F. O equipamento teve uma pontuação single-core de 3648 e 8894 no teste multi-core.

Exynos 9810 será o processador dos Samsung Galaxy S9

Tal como pode aferir a partir da captura de ecrã abaixo, o novo processador que equipará os Samsung Galaxy S9 apresenta uma clara vantagem sobre o modelo anterior. O Exynos 8895 está presente nos atuais Galaxy S8 e Galaxy Note 8. A pontuação single-core do “motor” anterior foi de 1960 ao passo que a pontuação multi-core foi de 6473 pontos. A pontuação fala por si. Ambos os dispositivos testados utilizam o sistema operativo Android Oreo.

Por sua vez, o Qualcomm Snapdragon 845 também foi submetido ao mesmo teste. Na plataforma Geekbench teve uma pontuação média de 2400 e 8400 pontos. Não que isto seja uma má pontuação, longe disso, mas o Exynos 9810 é simplesmente superior, pelo menos no que aos benchmarks diz respeito. O dispositivo submetido ao testes já utiliza o Android Oreo como sistema operativo.

Samsung Galaxy S9 (Samsung SM-G960F) com Android Oreo 8.0

Samsung Galaxy S9 Exynos 9810 Android Oreo
O registo do teste na plataforma Geekbench

Estes números dão a entender que as variantes do Samsung Galaxy S9 terão uma boa vantagem face às variantes equipadas com o Snapdragon 845 da Qualcomm. Algos relatos sugerem até uma performance medíocre do Snapdragon 845 quando comparado com o processador Exynos 9810 da própria Samsung.

Este modelo SM-G960F que apareceu na plataforma de testes Geekbench estava equipado com 4GB de memória RAM e Android Oreo 8.0 como sistema operativo. Ora, isto vem reforçar as fugas de informação anteriores que sugeriam um modelo base (Galaxy S9) com 4GB de memória RAM. Já o modelo Samsung Galaxy S9 Plus deverá estar equipado com um total de 6GB de memória RAM.

Escusado será dizer que, apesar de as condições de teste entre o Exynos 9810 e o Qualcomm Snapdragon 845 serem idênticas. Ambos com o Android Oreo 8.0 – isto não significa que a diferença na vida real seja muito notória. Note-se os números per se não se traduzem obrigatoriamente numa diferença notável na experiência de utilização.

Os Samsung Galaxy S9 serão apresentados no dia 25 de fevereiro com Android Oreo e muitas outras surpresas.

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).