Samsung Galaxy S10: falha de segurança deixa qualquer pessoa desbloquear o smartphone!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Uma das características de destaque do Samsung Galaxy S10 foi o seu inovador leitor de impressão digital ótico. No entanto, foram muitos os rumores que indicavam que poderia impossibilitar a utilização de vidro temperado como camada de proteção extra para o seu ecrã.

A Samsung rapidamente desmistificou estes rumores, revelando que os vidros protetores certificados pela marca seriam totalmente compatíveis com o novo sensor biométrico.

Protetores de ecrã 'não-oficiais' deixam o Samsung Galaxy S10 vulnerável

Apesar das informações reveladas pela marca, foram muitas as fabricantes de protetores de ecrã que lançaram produtos que alegadamente seriam compatíveis com a nova geração de sensores biométricos.

É verdade que muitas destas alternativas mais baratas permitem realmente a utilização do leitor de impressão digital, mas traz um contra inacreditável. De acordo com uma utilizadora britânica, o seu Galaxy S10 pode ser desbloqueado pelo seu marido, cuja impressão digital não está registada no smartphone.

Aparentemente, este problema ocorre graças ao vidro temperado que está instalado no smartphone, comprado por uma empresa independente. Apesar de permitir que o leitor de impressão digital funcione, torna-o numa grande vulnerabilidade, uma vez que não consegue fazer a distinção entre impressões digitais.

Se usas um protetor que não é da Samsung, é melhor desligares esta opção!

Hoje em dia, são muitas as aplicações que te permitem acrescentar um nível de segurança ao ativar a identificação através do leitor de impressão digital. Entre as muitas Apps que permitem esta funcionalidade, está a PayPal, Revolut e tantas outras desenvolvidas por instituições bancárias.

Caso o teu Samsung Galaxy S10 tenha uma destas películas 'não-oficiais', é melhor desativares esta medida de segurança no smartphone e em todas as restantes aplicações. Pois se o smartphone cair nas mãos erradas, os teus dados pessoais, smartphone e contas bancárias poderão ser facilmente acedidas.

Mesmo que não uses um destes protetores, é melhor jogar pelo seguro e realizar os mesmos procedimentos. Se o teu smartphone for roubado ou simplesmente o perderes, pode ser acedido facilmente caso seja instalada uma destas películas que custam meia dúzia de euros.

De acordo com a Reuters, a Samsung já está a desenvolver um patch que irá resolver esta grave falha de segurança.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung já registou os nomes para os smartphones Galaxy A de 2021
  • Samsung quer a tua selfie no Espaço com o Galaxy S10. Entende como participar!
  • Samsung Galaxy Fold 2 poderá ser mais resistente e com design semelhante ao Moto Razr
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.