Samsung Bixby: o Google Goggles com comandos de voz

Tiago Vahía Pessoa
Tiago Vahía Pessoa
Tempo de leitura: 1 min.

A Bixby é uma assistente pessoal, ao estilo da Google Assistant, mas que, segundo a Samsung, faz mais.

Hoje, para além da apresentação oficial dos Samsung Galaxy S8 e S8+, a empresa sul coreana apresentou a Bixby que vem integrada nos novos flagships da marca.

Como qualquer assistente pessoal num smartphone, o objectivo é ajudar os utilizadores a tirarem mais partido do seu terminal.

Vê ainda: Estes serão os preços e data de lançamento dos Galaxy S8

Com esta Bixby, através do botão Bixby, poderás aceder à interface e navegar pelos serviços e aplicações usando um comando de voz, de toque ou de texto.

As funcionalidades de voz da Bixby irão estar, inicialmente, integradas com o típico bloatware da Samsung. Juntamente com isso aplicações como a Câmara, Contactos, Galeria, Mensagens ou até mesmo as Definições também poderão ser utilizadas.

Porém, está agendada uma expansão destas capacidades para outras aplicações da própria Samsung e de terceiros.

A Bixby também tem integrada uma tecnologia de reconhecimento de imagens, um pouco ao estilo do Google Goggles. Por exemplo, poderás efectuar compras, pesquisar imagens ou obter detalhes acerca de locais próximos graças à referida tecnologia.

O ecossistema poderá ser o segredo

À medida que o ecossistema da Samsung e esta assistente pessoal evoluírem, será possível a ligação a outros dispositivos, aplicações e serviços. O objectivo é fomentar novas experiências e alternativas que facilitem a vida dos utilizadores.

Vê ainda: Samsung Galaxy S8: O que mudou desde o Galaxy S7

Talvez esteja mesmo na calha uma casa inteligente da Samsung, com os electrodomésticos da gigante sul coreana a funcionarem em sinfonia tendo a Bixby como maestrina. Que tal pôr a máquina a lavar através de um Galaxy?

Esta deverá ser a grande meta da Bixby pois, fora isso, não passará de uma reinvenção da Google Assistant e do Google Goggles.

Outros assuntos relevantes:

BQ lança Android 7.1 Nougat para a gama Aquaris U

Motorola: As novidades do Android Nougat para os Moto X

Moto M já vendou mais de 3 milhões de unidades