Reveladas as especificações dos Lumia 550, 750 e 850

André Brito
André Brito
Tempo de leitura: 3 min.

Depois de comprarem o departamento móvel da Nokia, a Microsoft passou a gerir toda a gama de smartphones Lumia, uma gama que se destacou no mercado dos smartphones não só por operar o sistema da Microsoft, o Windows Phone, mas também pela boa relação preço-qualidade e excelentes câmaras. Há algum tempo que não vemos um novo Lumia no mercado, que, por curiosidade, já apresentam a marca da Microsoft estampada na parte da frente, muito provavelmente devido à demora do lançamento do Windows 10, que vai substituir o Windows Phone nos smartphones, aliás vai substituir qualquer outro sistema operativo vindo da Microsoft na tentativa de unificar todos os dispositivos da empresa americana.

A Microsoft está à espera de lançar novos Lumia já com o seu novo sistema operativo mas o lançamento oficial do Windows 10 ainda não aconteceu e está atrasar a chegada de mais recentes e muito antecipados Lumia ao mercado. O desagrado dos fãs mais hardcore Windows já foi manisfestado várias vezes e há procura de Lumias de todos os tipo, gama baixa, média mas a falta de Lumias revela-se mais na gama alta pois um flagship Lumia já é esperado há muito tempo.

Hoje foram reveladas as especificações de três smartphones Lumia saciando de certa forma o desejo por estes smartphones. As especificações reveladas são respetivas ao Lumia 550, 750 e 850 que são apenas dispositivos de gama baixa e média. Da gama alta apenas temos alguma informação relativa ao Lumia 950 e 950XL.

Todos os três modelos têm um ecrã de 5 polegadas, que varia em resolução, ranhura para cartão de memória, Bluetooth 4.0, GPS, acelerómetro, sensor de proximidade e apenas conectividade 3G, não 4G. O Lumia 550 é mais fraco em termos de especificações dos 3 suportando um processador Snapdragon 210, 1 GB de RAM, 8GB de memória interna e uma bateria de 1905mAh. A resolução do ecrã de 5 polegadas é de 540x960. O 550 tem também uma câmara traseira com flash LED de 5MP e uma frontal de 2MP para as selfies. O Lumia 750 já suporta um processador Snapdragon 410, mais avançado que o Snapdragon 210, com uma frequência de 1.2GHz, tem 1GB de RAM e 8GB de memória interna. A bateria é de 2650mAh. O ecrã e as câmaras do 750 sofrem uma melhoria comparando com 550, o ecrã passa a ter uma resolução de 720x1280 enquanto que a câmara traseira passa a ser Carl Zeiss com 8MP e a frontal de 5MP. De diferente o Lumia 750 recebe um sensor de luminosidade e uma luz de notificação LED. O Lumia 850 é o mais avançado deste grupo, está também equipado com o sensor de luminosidade, a luz de notificações LED e o processador Snapdragon 410 mas com uma maior frequência de 1.4GHz, 1GB de RAM, 16GB de RAM e uma bateria de 2650mAh. A câmara traseira é a característica que mais se destaca no 850 tratando-se de uma câmara PureView com 10MP com Flash acompanhada de uma frontal com 5MP. Um ecrã de 5 polegadas recebe um ligeiro melhoramento com uma resolução de 768x1280. Estes novos Lumia vão correr o Windows 10 e o lançamento dos mesmos será pouco depois do lançamento oficial do novo sistema operativo.

Neste momento ainda não existem quaisquer imagens que nos mostrem o aspeto exterior destes dispositivos mas pelas semelhantes especificações entre eles e igual tamanho de ecrã o design será provavelmente idêntico nos três dispositivos.

Já reparamos que a Microsoft não está a tentar bater recordes de performance com estes dispositivos pois o objetivo nem sequer é esse. Dispositivos com boa qualidade de construção, típico Lumia, e com estas especificações serão muito baratos e a correrem o Windows 10 vão ser provavelmente rápidos em regime de uso normal assim vão consequentemente agradar aos consumidores. E é assim que os Lumia vão voltar em força ao mercado e se estes aspectos forem cumpridos vamos ver muitos Lumia nas mãos dos portugueses.

Talvez queiras ver:

  • Microsoft saltará directamente para os Lumia 950/950XL com silhueta elegante e metálica
  • Microsoft: Em breve teremos novos Lumias concebidos para o Windows 10
  • Pipo entra no mercado dos mini pc Windows
  • Alegados Sony Xperia Z5 e Xperia X5 Comapct apanhados em leak com Snapdragon 810