PS5 Digital Edition: 3 razões para comprar a consola mais barata!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A PS5 Digital Edition chega a 19 de novembro às lojas em Portugal, sendo a versão mais barata da nova PlayStation. Aqui damos a conhecer as principais vantagens da versão digital da nova consola da Sony e identificamos o tipo de utilizador a que se destina.

Explicamos o significado prático da "Digital Version", as vantagens desta versão mais barata, bem como as potenciais desvantagens. O que fica em falta nesta versão da PlayStation e o que realmente muda entre ambas as versões da consola PS5.

1. A PlayStation 5 Digital Edition tem o melhor preço

Preços PlayStation 5
Os preços oficiais para a geração PS5 foram pautados pela Sony.

O impacto imediato é a diferença de preço entre as duas consolas. A PS5 Edição Digital (825 GB) custa 399 €, ao passo que a PS5 normal custa mais 100 euros, elevando o preço para 499 €. Ambas as consolas podem usar os mesmos acessórios oficiais.

Ambas as consolas da Sony têm cor branca e podem ser colocadas na vertical, ou horizontal. Note-se que as PS5 têm perto de 40 centímetros de comprimento, algo que poderá condicionar a sua instalação, com dimensões similares em ambas as versões.

As novas consolas chegam às lojas a 19 de novembro em Portugal, com o preço tabelado pela marca. Na caixa, cada consola terá um exemplar dos novos comandos DualSense, a documentação necessária e os cabos de ligação à TV e energia.

Assim, podemos poupar 100 euros ao escolher a versão digital e investir, por exemplo, em novos jogos para a PS5.

2. O leitor Blu-Ray nem sempre será necessário

Acessórios oficiais PlayStation 5
Os acessórios oficiais da PS5 e ambas as versões da nova consola.

A PlayStation 5 normal tem leitor de discos Blu-ray, ao passo que a Edição Digital não. Portanto, quem já comprava a maioria dos jogos online (download), a PS5 Digital Edition será a melhor compra, destacando-se na relação preço / qualidade.

Por outro lado, uma vez que a nova PS5 é compatível com a maioria dos jogos disponíveis para a PlayStation 4, os jogadores que tenham vários jogos, sobretudo em disco para a PS4, deverão optar pela versão normal da nova consola da Sony.

Uma vez que não é possível usar discos Blu-ray na PS5 Digital Edition, o utilizador também não terá como usar a consola como um leitor de Blu-ray para ver filmes. Aliás, tampouco poderá comprar algum acessório extra para suprir esta necessidade.

Em síntese, consoante o tipo de utilização, a escolha poderá recair entre ambos os modelos da consola da Sony.

3. O design das novas consolas é idêntico

Sony PlayStation 5
A ranhura indicativa da "drive" ótica na consola Sony PlayStation 5.

A nova PS5 da Sony pesa um total de 4,5 kg na versão normal, ao passo que a Digital Edition, a versão mais barata, pesa 3,9 kg. Ao mesmo tempo, é ligeiramente mais esguia uma vez que não tem a drive ótica, mas ambas as versões têm a mesma altura.

Vale ainda frisar que ambas as novas consolas da Sony têm as mesmas caraterísticas técnicas. Isto significa que o seu desempenho gráfico e "poder" de processamento para jogos é o mesmo, variando apenas a forma como podem "receber" os ditos jogos.

Especificações PlayStation 5
Processador (CPU) Ryzen Zen 2 de 8 núcleos até 3,5 Ghz da AMD
Gráfica (GPU) Radeon RDNA2 com RayTracing e 10,3 Teraflops da AMD
Áudio Tecnologia "Tempest" 3D Audio
Memória RAM 16 GB GDDR6
Armazenamento SSD de 825 GB

Importa assim destacar que os dois modelos da PS5 têm as mesmas especificações, conseguindo "rodar" os jogos na mesma qualidade. Mas, para quem é esta nova consola da Sony? A resposta está abaixo.

4 argumentos (extra) a favor da PS5 Digital Edition

1.PlayStation Network (PSN). Quem tem vários jogos descarregados através da PSN - e poucos em suporte físico (disco) - ficará bem servido ao comprar a PS5 Digital Edition, adequando-se melhor esta versão ao seu estilo de vida e jogo.

2. Streaming. As novas consolas podem ser utilizadas para reproduzir conteúdos como filmes e séries via streaming e, caso este seja o método preferência de consumo de multimédia, a ausência de um leitor Blu-ray não será lamentada.

3. Caixas de jogos. Caso não exista o hábito e/ou gosto de colecionar as caixas dos jogos físicos e acessórios similares, a Sony PlayStation 5 Digital Edition é a melhor compra para estes jogadores.

4. Multiplayer. Uma vez que a PS5 Digital Edition é, por excelência, uma consola para jogar online, caso o modo multiplayer seja o favorito e raramente jogues sozinho (single player), este tipo de utilização remete sobretudo para a edição mais barata.

Caso não se revejam nos três argumentos apresentados acima e queiram ver filmes através da consola, tenham vários jogos físicos da PS4, ou gostem de colecionar as caixas dos jogos, a versão com leitor Blu-ray da PlayStation 5 será a melhor escolha.

Sabe mais sobre jogos:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.