Pokemon Yellow clássico no Apple Watch? Sim, é possível!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A febre do Pokémon já chegou ao Apple Watch. Bom, de certa forma! Já vimos imensos emuladores de jogos clássicos para os relógios com o sistema operativo Android Wear, apesar da maioria serem curiosidades inúteis. Por sua vez o Apple Watch ainda não tinha recebido estas relíquias, até agora!

Se quiseres jogar o clássico Pokémon Yellow no teu Apple Watch 2 já o podes fazer graças ao novo emulador do GameBoy Color da Nintendo. Chama-se "Giovanni" e trará a magia de um dos melhores clássicos para o teu relógio inteligente. Os emuladores não deixam de me surpreender, já vi vários títulos da minha infância a correr num PC, Smart TV, Smartphones, Tablets e agora até nos Relógios Inteligentes (smartwatches).

Apple Watch com Pokémon Yellow

Alguém investiu longas horas de estudo e programação para correr o Pokémon Yellow no minúsculo ecrã de 2.5 polegadas do Apple Watch e sinceramente, bom trabalho senhor Gabriel O’Flaherty (fonte). Para tal, como podes imaginar, foi necessário criar um emulador adaptado ao sistema operativo do Apple Watch, o watchOS.

No universo Pokémon, o nome "Giovanni", e mesmo o Pokémon Yellow têm um grande significado. Giovanni é o líder dos antagonistas (Team Rocket) e eternos inimigos dos nossos protagonistas (Ash, Brock e companhia). Além disso, o Pokémon Yellow é a única versão do jogo que te deixa começar com o Pikachu, tal como na série de animação.

Este software (emulador) funciona bem com o Pokémon e conta com uma interface (UI) própria para que possas usufruir e controlar o jogo sem grandes problemas. O ecrã do relógio não é propriamente grande (com 2.5 polegadas não há muita margem para manobra) mas, como podes ver pelo esquema acima, terás todos os controlos essenciais ao teu dispor.

O emulador "Giovanni" é fruto do trabalho do programador "O’Flaherty-Chan", um projecto aberto (open-source), contando com a ajuda de outros programadores empenhados em trazer um pouco da nossa infância para os nossos gadgets cada vez mais inteligentes.

Títulos como o Super Mario exigem outro tipo de interface mas o primeiro passo já foi dado. Depois do Pokémon Yellow não me surpreenderia ao ver mais clássicos a chegar aos nossos relógios inteligentes.

Deixo-vos com um GIF para melhor ilustrar o funcionamento do emulador no Apple Watch:

Outros temas relevantes:
Evan Blass confirma os preços dos Galaxy S8 e Galaxy S8+
Huawei P10 Lite: Todas as novidades do novo gama-média
Xiaomi Mi 6: O melhor, para o fim?
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.