Alexa, Siri, Cortana, Google Home e em breve a Viki da Nokia. São cada vez mais numerosas as assistentes virtuais por voz e multiplicam-se os casos em que algo corre mal. Felizmente não têm passado de mal-entendidos.

Vê também: VOTA para “Smartphone do Ano” e “Marca Revelação” 2016

2016 viu um grande desenvolvimento da inteligência artificial, colocando-a nas nossas casas, ao nosso dispor. Contudo e como em qualquer nova tecnologia que está a dar os primeiros passos registaram-se vários erros em inúmeras ocasiões.

Contudo, a Amazon Echo e a sua Alexa estão a causar uma dose exagerada de sarilhos. Ainda há pouco tempo uma criança norte-americana encomendou uma lata de bolachas e uma casa de bonecas inadvertidamente.

A ingenuidade da criança quando a Alexa lhe perguntou o que queria levou a que os pais tivessem de pagar uma fatura de 170 dólares.

Noutra instância, um canal de televisão terá ativado múltiplos dispositivos Amazon Echo na casa dos espectadores quando discutiam o caso da menina que encomendou a casa de bonecas quando a Alexa lhe perguntou o que queria. O apresentador terá repetido “Alexa order me a dollhouse” e já estão a imaginar o que aconteceu.

Não sabemos se terão sido efetuadas algumas compras inadvertidamente, fruto da brincadeira do apresentador mas, compreensivelmente, levou a que muitas pessoas desligassem a Alexa que habita em cada dispositivo Amazon Echo.

Recordemos também o insólito caso em que uma criança de tenra idade ao não conseguir pronunciar bem a frase terá enganado a Alexa. O erro foi gravado em vídeo e é no mínimo hilariante.

Vê também: Alexa – assistente virtual sugere a criança conteúdo para adultos (+18)

A solução para evitar compras indesejadas é relativamente fácil. Terás, simplesmente, que definir um código PIN para efetuar compras e pagamentos através da assistente virtual por voz da Amazon, a Alexa.

Por último, todos estes erros bizarros e situações caricatas, apesar da sua natureza maioritariamente inofensiva mostram-nos que ainda há muito trabalho a ser feito até que estas assistentes virtuais por voz sejam perfeitamente seguras e confiáveis.

Talvez queiras ver:

Xiaomi Mi Note 2 foi o mais colorido no CES 2017

Samsung termina o ano com o maior lucro dos últimos três anos

É oficial! A Nokia está de volta com o Nokia 6

 

Viatheverge
Fontefoxnews
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).