Smartphone Android lento? A culpa pode ser do cartão de memória!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

Smartphone Android lento? A culpa pode ser do cartão de memória!A probabilidade de teres um smartphone Android no bolso com expansão via cartão de memória é grande. São muitas as fabricantes que nos dão esta opção e continuo a achar que é melhor ter a opção do que não ter.

A Samsung é uma das marcas que continua a oferecer a possibilidade em todos os seus smartphones. Depois de muito criticada no Galaxy S6 pela remoção da entrada de cartão de memória, a empresa sul-coreana não voltou a correr esse risco.

Vê ainda: Como melhorar o desempenho do teu smartphone Android em 5 minutos

Todavia, a introdução de um cartão de memória num smartphone Android é um pau de dois bicos. Já te questionaste porque é que a Apple nunca deu essa possibilidade? Já te questionaste porque é que os fabricantes começam aos poucos a retirar essa entrada?

Não é porque querem ganhar mais dinheiro a vender o terminal mais caro, embora seja uma das razões, porém, o cartão de memória pode afetar consideravelmente o desempenho do teu smartphone Android.

Cartão de memória é importante para o bom desempenho do teu smartphone Android

Não te vou explicar os quês e porquês dos cartões de memória. Deixarei isso para um artigo mais detalhado na matéria. Se estás a ler isto é porque tens, ou já tiveste, um smartphone Android lento e não tinhas ideia que o cartão de memória pode estar envolvido no problema.

Primeiramente temos de tirar de lado a idade do smartphone e as especificações. É normal um dispositivo antigo ou com baixas especificações ficarem lentos com o passar do tempo e instalação de aplicações.

Contudo, se o teu smartphone não é antigo e as especificações são aceitáveis e mesmo assim está lento é porque algo está errado. O problema pode estar no cartão de memória.

Se utilizas o cartão de memória para guardar fotografias, vídeos ou até músicas, certifica-te que o cartão tem rapidez suficiente. Já te questionaste porque é que dois cartões de 64GB tem preços diferentes? Tudo vai depender da rapidez de escrita e leitura.

Smartphone Android lento? Confirma qual a velocidade do teu cartão de memória

Podes ter um smartphone Android topo de gama mas se lhe metes um cartão de memória fraco vais ver que o desempenho do equipamento vai cair drasticamente. Ver as fotografias na galeria vai demorar uma eternidade para que as abras. Isto porque a velocidade de leitura é má.

Já a velocidade de escrita serve para aqueles terminais que guardam as fotografias e vídeos diretamente no MicroSD. Se o cartão for lento o desempenho da câmara será mau. Nas câmaras DSLR, por exemplo, se estás a tentar gravar um vídeo de alta-qualidade num cartão de memória fraco, simplesmente para de gravar.

Como escolher o melhor cartão de memória para um smartphone Android

Como referi acima, há muito que se lhe diga no que toca a cartões de memória. Porém, de uma forma simples, apenas precisas de encontrar um cartão de memória com uma classe alta (melhor é 10), boa velocidade de escrita (100MB/s é uma boa opção) e boa velocidade de escrita (100MB/s é também uma boa opção). Com um cartão de memória bom vais ver que o desempenho do teu smartphone melhorará.

Um teste que podes fazer para saber se o smartphone Android está lento devido ao cartão de memória é simplesmente utilizares o dispositivo por dois dias sem o cartão MicroSD e veres como é o seu desempenho. Se for melhor, o problema está no cartão de plástico que aumenta a tua memória.

Editores 4gnews recomendam:

Memória cheia no Android ou iPhone? Segue estes passos para resolver

Aprende 10 dicas para poupar bateria no teu smartphone Android e iPhone

7 aplicações de edição de fotos para melhorar o teu Instagram

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.