Óculos de realidade aumentada da Apple chegarão em 2020, afirma analista

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

Ming-Chi Kuo é dos analistas mais certeiros no que se trata de produtos Apple. A sua previsão mais recente é o lançamento dos óculos de realidade aumentada (RA) da Apple, rumorizados desde o início do ano. Esta previsão é baseada nas patentes relacionadas com a tecnologia RA que a Apple tem registado nos últimos anos.

Os óculos serão um mero acessório, não um produto destacado

Ming-Chi Kuo salienta que a Apple não irá vender os óculos como um produto principal, como com os iPhones e iPads. Em vez disso, os óculos serão comercializados como um acessório, à semelhança dos AirPods.

O analista não providenciou quaisquer previsões sobre o preço mas sim acerca do design. De acordo com Kuo, a Apple irá fazer parceria com fabricantes de terceiros para trazer à vida os óculos, cujo componente chave será o seu ecrã e câmara.

Câmaras Time of Flight podem fazer parte dos próximos iPads e iPhones

Recentemente, Kuo também preveu que em 2020 a Apple irá incluir as câmaras ToF (Time of Flight) em alguns dos seus equipamentos. As câmaras ToF permitem uma melhor medição de profundidade entre objetos, utilizando a luz existente. Este tipo de câmara tem aplicações em mapeamento 3D, que será certamente útil nos óculos de realidade aumentada.

O que é a realidade aumentada?

Essencialmente, como o nome indica, esta tecnologia aumenta componentes visuais e sonoras em objetos na vida real, utilizando a câmara de um dispositivo. Temos o exemplo do Google AR, que permite pesquisar por animais e projetá-los num espaço físico, possibilitando que tenhas um lobo virtual a aparecer no teu quarto.

Outro exemplo interessante é o Minecraft Earth, que utiliza a realidade aumentada para projetar as construções e o próprio jogador num espaço real. O Pokémon Go e o Harry Potter: Wizards Unite também fazem uso desta tecnologia.

No caso dos óculos da Apple, as aplicações podem ser a nível de GPS, jogos ou mesmo projeções para trabalhos de engenharia e construção. Embora a tecnologia ainda não esteja aprimorada para um uso massivo, a realidade aumentada é bastante promissora.

Editores 4gnews recomendam:

  • Patente da Apple promete câmaras sem "corcundas"
  • Fornecedor de ecrãs da Apple está à beira da falência
  • Netflix não vai migrar a sua app de iPad para o macOS
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.